quinta-feira, 28 de maio de 2009



Dons do Espírito Santo



No último domingo, dia 24/05 tivemos as apresentações de todos vocês, jovens da Crisma.

Foi lindo ! ! ! ! !

Cada grupo se empenhou e levou para os demais o melhor de si e demonstrou um grande amor ao Senhor Jesus.

E ainda mais: tiveram enorme respeito pelos outros grupos, prestando atenção às demais apresentações.

Não foi necessário pedir silêncio ou cooperação nem uma única vez. Obrigada. Estamos orgulhosos de vocês

Aqui estão as fotos do momento das apresentações. Sintam-se felizes com vocês mesmos. Merecem.


Comunidade Santa Maria Goreti - Dom da Sabedoria



Comunidade São José Operário - Dom do Entendimento



Comunidade Santa Luzia - Dom do Conselho



Comunidade São Benedito - Dom da Ciência


Comunidade Sagrada Família - Dom da Fortaleza



Comunidade São Francisco - Dom da Piedade



N. Sra. da Candelária - Dom do Temor de Deus



E finalmente, mas não por último: "A hora do lanche, que hora tão feliz!"



































quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de Maio dia de Nossa Senhora de Fátima






No dia 5 de maio de 1917, durante a primeira guerra mundial, o papa Bento XV convidou os católicos do mundo inteiro para se unirem em uma cruzada de orações para obter a paz com a intercessão de Nossa Senhora.

Oito dias depois a Beatíssima Virgem dava aos homens a sua resposta, aparecendo a 13 de maio a três pastorinhos portugueses, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de 7.

A Senhora marcou com eles encontro naquele mesmo lugar, um lugar espaçoso e descampado denominado Cova da Iria, para o dia 13 de todo mês. Lúcia, a maiorzinha, recomendou aos priminhos para não contarem nada em casa. Mas Jacinta não soube guardar o segredo e no dia 13 de junho, os três pastorinhos não estavam mais sozinhos no encontro.

No dia 13 de julho Lúcia hesitou em ir ao encontro porque os pais a haviam maltratado, mas depois se deixou convencer por Jacinta e foi precisamente durante a terceira aparição que Nossa Senhora prometeu um milagre para que o povo acreditasse na história das três crianças.
A 13 de agosto os três videntes, fechados no cárcere, não puderam ir à Cova da Iria.

A 13 de outubro, último encontro, setenta mil pessoas lotavam o lugar das aparições e foram testemunhas do milagre anunciado: o sol parecia mover-se medrosamente, como se estivesse para destacar-se do firmamento, crescendo entre as chamas multicores.

Nossa Senhora, em momentos sucessivos, ia aumentando os prodígios para persuadir da sua mensagem, para dar a sua resposta que empenha todos os cristãos: “Rezem o terço todos os dias; rezem muito e façam sacrifícios pelos pobres pecadores; são muitos os que vão para o inferno por não haver quem se preocupe em rezar e fazer sacrifícios por eles...(...)
Você tem rezado pelos pecadores ( que na verdade somos todos os que pertencemos ao
gênero humano)?

Sacrifíco, pode ser QUALQUER COISA que custe fazer: não comer um doce, não assistir a um
programa ou até mesmo aturar aquela pessoa chata...

Da mesma maneira que gostamos que nos ajudem nas nossas necessidades pessoais, que ajudar áqueles que precisam; mesmo que eles jamais saibam da nossa ajuda?













extraído do site: http://www.cleofas.com.br/

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dons do Espírito Santo


Quando fomos batizados, recebemos o Espírito Santo para preencher nossa alma que possuía uma lacuna: o vazio que o pecado original deixou; a falta do Espírito de Deus.


Quando recebemos a crisma - o sacramento da confirmação do batismo - esse dons são "acionados" em nós. Mas tudo depende do nosso desejo de agir segundo a vontade de Deus.


Fazendo a vontade de Deus somos completamente livres de modismos, tendências e amarradios de toda espécie; e ainda fica mais claro o caminho que nos leva ao céu.


Por Seus Dons, o Espírito Santo nos ajuda neste caminho – caminho que conduz ao Céu. Estes 7 dons são mencionados por Isaías (Is 11, 3), referindo-se a Cristo – que os tem em plenitude. É pelos méritos de Cristo que os recebemos do Espírito Santo. Conheça o sentido de cada Dom:


Sabedoria:É o que nos dá o gosto das coisas divinas. Sábio é o que bem hierarquiza valores. O que coloca em primeiro lugar o que realmente está em primeiro lugar. Liga-se à maior de todas as virtudes – a Caridade – pois que a grande Sabedoria está no Amor.


Conselho: É o Dom do discernimento. Em situações difíceis. Faz-nos reconhecer e encontrar a vontade de Deus. Lembra juízo e bom senso. Liga-se à Prudência.


Inteligência: É o que nos leva a perceber a Verdade onde ela se encarta. Embora sem desvendá-los, ajuda-nos a aceitar os mistérios da Religião. É como que o instinto da Verdade. É o Dom que nos faz convictos. Liga-se à Fé.


Força ou Fortaleza:Dá-nos energia para superar obstáculos a fim de cumprir a vontade de Deus. É o Dom que Maria teve no mais alto grau quando, de pé, no Calvário, assistiu à morte de seu Filho. Foi o Dom de S. João Nepomuceno, preso e torturado com ferro em brasa, por não revelar um segredo de confissão. É ligado à virtude do mesmo nome.


Ciência: Leva-nos a compreender a Religião, sem estudos especiais. O santo Cura D’ars a possuiu em alto grau. S. Tomás de Aquino afirmava Ter aprendido mais aos pés do altar, que nos livros. Não se trata de ciência humana. Trata-se, ao contrário, da noção da indigência do ser criado. Liga-se ao dom das Lágrimas (porque nos vemos como somos) e a virtude da Esperança (porque conhecemos os efeitos da graça de Deus em nós, capaz de nos aperfeiçoar e nos fazer conquistar o Céu).


Piedade: Dá-nos uma atitude filial diante de Deus. Leva-nos a desejar sempre o que for mais perfeito, como o mais justo diante do Pai. Liga-se à Justiça.


Temor de Deus :É o temor de desagradar ao Bem Supremo. Teme-se por amor, e este amor nos faz cautelosos, e nos dá equilíbrio. Liga-se a Temperança e, portanto, à Humildade – virtude básica para a Vida cristã, justificando, assim, a sua definição na Sagrada Escritura: "O temor de Deus é o princípio da Sabedoria".