quarta-feira, 30 de setembro de 2009


A oração é o oxigênio da nossa alma


A oração da manhã decide o dia, pois quando o começamos orando e nos colocando nas mãos da misericórdia de Deus, sem dúvida alguma, o nosso dia será muito melhor.
Ao fazermos isso, as decisões que tomarmos serão muito mais acertadas e o discernimento muito mais apurado.
Dessa forma, o nosso dia será muito mais tranquilo e seguro na presença do Senhor.

A oração da manhã determina o nosso dia, afinal de contas, ninguém dá aquilo que não tem: Como seremos capazes de consolar os corações e de rezarmos uns pelos outros se logo pela manhã não nos colocarmos em oração? (...)

Recorra à oração. A oração é o remédio, é o oxigênio da nossa alma, sem ela nós não conseguimos viver nem manter comunhão com Deus; muito menos viver a fidelidade de cada dia. (...)

A oração, feita com amor, faz levantar os caídos, os cegos enxergarem e os surdos ouvirem.

O convite do Senhor para nós hoje é este: Oremos uns pelos outros para sermos curados.


Padre Hamilton Nascimento

Comunidade Canção Nova




quinta-feira, 24 de setembro de 2009


A Palavra precisa de ouvintes e de anunciadores


A Palavra de Deus não pode cair no chão, mas nos corações através do ouvido. A Palavra precisa de ouvintes e de anunciadores. Estes emprestam sua voz para que a Palavra seja ouvida e os ouvintes recorram ao silêncio para a escuta de Deus que fala e revela seu amor.(...)


A Igreja sempre venerou as Sagradas Escrituras do mesmo modo como fez com o Corpo do Senhor. Cristo vive e fala na Palavra. Quando se lêem as Escrituras, é Cristo que fala. Daí a necessidade de bons microfones, leitores preparados, boa acústica, boa comunicação.


A Palavra de Deus é uma palavra amiga, verdadeira, viva, eficaz, fecundante, transformante, informativa, formativa, apelativa, recriadora, eterna, salvadora, santificadora, reveladora. Esta Palavra Santa é inesgotável, permanente como a sarça ardente.


Bíblia, carta de amor é: Livro da vida. Livro da verdade. Livro da amizade. Livro da salvação. Não é livro morto. Não é livro velho.(...)


Precisamos ter familiaridade com as Escrituras Sagradas, apegarmo-nos a elas, pois tudo foi escrito para nossa instrução e esperança. A Palavra é sustentáculo da Igreja, alimento da alma, solidez da fé, fonte de vida espiritual. (...)


O cristão é convocado a ouvir a Palavra. E também: compreender. Assimilar. Renunciar. Obedecer. Anunciar. Permanecer. Reescrever. Praticar. Dar fruto. Perseverar. Fazer o que diz a Palavra. Sim, a Palavra se fez livro, mas precisa fazer-se carne em nossa carne. Pronunciamos a Palavra com nossa vivência e boas obras, com nosso testemunho.(...)


Dom Orlando Brandes




terça-feira, 22 de setembro de 2009


A nós cabe a decisão




Madre Teresa de Calcutá viveu cada dia de sua vida afirmando: “O dia mais belo é hoje”.
Quando assumimos o presente, o hoje, o agora, vivemos em plenitude. Desvencilhemo-nos do passado, deixando-nos guiar pela mão poderosa de Deus em todos os momentos.

Um novo dia sempre traz consigo novidades próprias e também problemas próprios, mas a beleza está na nossa atitude diante de cada situação: podemos agradecer a Deus por todas as coisas ou reclamar de tudo, ou seja, podemos escolher “o vinagre da amargura” ou “o vinho da alegria”, ambos são feitos da mesma uva.
A nós cabe a decisão.

“Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Cristo Jesus” (I Tessalonicenses 5,16-18).

Oremos ao longo de todo o dia:

Jesus, eu confio em Vós!



Luzia Santiago

sexta-feira, 18 de setembro de 2009


Bíblia Sagrada

A Bíblia é uma coleção de livros que contém mais de 5000 anos de história.


Nessas histórias estão contidas duas das grandes religiões da humanidade: o judaísmo e o catolicismo.

A Bíblia possui 73 livros, sendo 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

A base para essa divisão é o nascimento de Jesus, contado em 4 versões diferentes: os Evangelhos.

Mas, há uma polêmica em relação á Bíblia: os protestantes alegam que nós – católicos - temos 7 livros a mais na Bíblia, o que não é verdade: são eles que seguindo a proposta dos fariseus possuem 7 livros a menos.

São eles:

Judite
Tobias
Sabedoria
Eclesiástico
Baruc
I Macabeus
II Macabeus


Além do que os livros de Daniel e Ester tem capítulos a menos.

Mas isso não torna suas Bíblias menos sagradas, somente incompletas.

Que tal, procurar na sua Bíblia esse trecho e dar uma rezadinha: Lc. 1, 46-55 ?

segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Exaltação da Santa Cruz


Hoje se comemora na Igreja o dia da Exaltação da Santa Cruz.


Na verdade exaltamos Àquele que se entregou á cruz por nós. Porque na cruz Jesus venceu a morte, o inimigo, e nos abriu as portas do Paraíso que haviam sido fechadas por nossos primeiros pais quando pecaram.


É a festa da exaltação do amor de Deus por nós.


Quando descobrimos que Deus nos amou de tal maneira, a ponto de dar-nos seu único Filho para nossa salvação, o que deveria passar em nossos corações? Agradecimento, amor,temor de desagradá-Lo, desejo de estar à Seu serviço.

Mas nos dias de hoje, isso parece completamente sem noção.


Para não dizer da escassez de jovens que atendem á vocação sacerdotal e religiosa, há aqueles que preferem deixar o Senhor de lado por medo do que a turma vai dizer. Ou por medo de se comprometer com o serviço à Igreja e ao próximo e deixar de ter tempo para baladas, alegria, amigos...


Nada mais longe da verdade.
Deus, em Seu profundo e absoluto amor por nós, não nos quer escravos ao contrário: é na liberdade que podemos dar maiores contribuições e demonstrações de amor á Ele.


Depois de saber o quanto o Senhor nos ama, o quanto nos quer felizes e de conhecer os extremos de cuidados e dedicação que Ele tem por nós, faço uma pergunta:


O que você vai fazer da sua vida daqui por diante?

domingo, 13 de setembro de 2009



Quem ama a Jesus guarda a Sua Palavra.


“Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele morada” (João 14.23).
Se não fosse Jesus a dizer isso, não poderíamos imaginar que isso acontecesse. Mas foi Ele quem disse:
“Se alguém me ama, guardará minha palavra”.
É uma correlação: amar o Senhor é guardar a sua Palavra.
Não é possível dizer que se ama Jesus sem guardar a Palavra d'Ele; e guardar significa observar e viver Sua Palavra.
“Meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele morada”.
Nosso Senhor Jesus Cristo declara, nessa passagem bíblica, que Ele, o Pai e o Espírito Santo farão nele [em quem amá-Lo e seguir Sua Palavra] sua morada; não é um lugar de passagem, não é pousada, é morada.
Nós precisamos conhecer muito a Palavra de Deus, lê-la, mastigá-la, digeri-la, assimilá-la e fazer dela nossa carne, nosso sangue, assim como acontece com o alimento, que digerimos e o assimilamos e ele se torna nossa carne, nosso sangue.
O mesmo devemos fazer com ela [Palavra de Deus].É preciso trabalhar com a Palavra, muitas vezes, somos mal-acostumados em “bicar” a Bíblia: “bicamos” um trechinho lá, outro ali.
Imagine uma pessoa se em vez de comer um refeição, só ficasse beliscando as coisas? Muitas vezes, as crianças fazem isso com os alimentos e os pais não permitem, pois estes sabem que os filhos não podem se alimentar bem dessa forma, pois, assim, não comem o que necessitam verdadeiramente, como deveriam.
Do mesmo modo, não podemos “beliscar” a Palavra.
Trecho da pregaçãoMonsenhor Jonas Abib – nesta pregação “Músicos, guardai minhas Palavras” – nos fala da importância de assimilarmos a Palavra de Deus e nos ensina como fazer o estudo bíblico utilizando o método da “Bíblia no meu dia-a-dia”.


quarta-feira, 9 de setembro de 2009




Sacramento da Penitência




A Penitência é a volta.
Quase todo dia a gente cai e se levanta. Pequenas quedas e grandes tombos.
Ninguém quer ficar no chão. A gente pisa em falso porque não enxerga bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros.
Deus sempre dá a mão para a gente se deixar reconduzir.
No sacramento da Penitência celebramos a coragem de pegar de novo na mão de Deus e voltar a andar no caminho dele, que é o caminho da irmandade.

Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações.
A confissão consiste em um sacramento instituído por Jesus Cristo no qual o sacerdote perdoa os pecados cometidos depois do batismo.
Sobre o sacramento da Confissão, devemos analisar o seguinte segundo o que diz a Sagrada Escritura:


- "Aquele que diz que não tem pecado faz Deus mentiroso" (1 Jo 1, 10).


- "Aquele que esconde os seus crimes não será purificado; aquele, ao contrário, que se confessar e deixar seus crimes, alcançará a misericórdia" (Prov. 38, 13).


- " Assim como meu Pai me enviou, eu vos envio a vós. ...soprando sobre eles: recebei o Espírito Santo... Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 21, 21-23). O mesmo texto encontra-se em S. Mateus (Mt 28, 20).


O que é necessário para ser eficaz uma confissão?
1. exame de consciência;
2. ter arrependimento(atrição ou contrição);
3. propósito de não recair no pecado e de evitar as circunstâncias que o favoreçam;
4. confessar-se sem omitir nada;
5. cumprir a penitência estabelecida pelo confessor.


sexta-feira, 4 de setembro de 2009


Segredo da fidelidade!



Um grande missionário, homem de Deus, aquilo que se pode chamar de um “bom operário” do Reino, revelou o seu segredo:

- "Leio a Bíblia, trabalho e oro com ela sempre pela manhã nunca abro exceções".


Perguntaram-lhe então como ele conseguira tanta fidelidade. E ele respondeu:

- "Fiz um compromisso comigo mesmo diante de Deus: 'Sem bíblia não tem café'. Houve dias em que não consegui ler a bíblia e trabalhar com ela logo pela manhã. Mas eu disse para mim mesmo: 'Bem, se não tive tempo para ler a Bíblia, não tenho tempo para tomar café... e até logo'.

E prosseguiu:
-"Durante todos esses anos, poucos dias fiquei sem café... Foi uma grande graça para minha vida".

O que funcionou para esse homem de Deus deve funcionar para mim, para você, para qualquer pessoa.

Contei várias vezes esse fato.

Uma vez, uma pessoa me disse:


- Gostei de sua história “Sem Bíblia não tem café”. Só que, para mim, não funciona, porque eu só conseguia trabalhar com o Diário Espiritual à noite. Então, mudei a história por minha conta, transformando-a em “sem Bíblia não tem cama”.

Não foi fácil. Houve noites em que foi preciso lavar o rosto na água fria, em que fui obrigado a ler a Bíblia em pé ou andando pela sala para não dormir... Mas não deixei de ler nem de fazer o Diário Espiritual.

Uma noite acordei... e vi que estava dormindo em cima do Diário. Não tive dúvidas: lavei o rosto e terminei o trabalho. Depois fui para cama. Graças a Deus não faltei ao meu compromisso: “Sem Bíblia não tem cama”.


"Parece exagero? Parece. Mas veja bem: só parece. Na vida, ninguém consegue nada sem esforço.


Que o digam os artistas e as mães.


Logo, para tudo é exigido empenho e luta, em particular nesse campo, enfrentamos uma tremenda batalha espiritual. A tentação não quer que nos aprofundemos na Bíblia. Muito sutilmente, ela ajeita as coisas para ficarmos sempre na superficialidade...

Agora é sua vez. Seja qual for sua hora de trabalhar com a Bíblia e com o Diário Espiritual, você pode fazer seu compromisso pessoal diante de Deus. Ou seja: “sem Bíblia não tem café”, “sem Bíblia não tem cama”, “sem Bíblia não tem...” Aí está, também para você, o segredo da fidelidade.Deus o abençoe!


Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Crisma e Unção dos Enfermos












O Espírito Santo fez sua 'estréia oficial' na Igreja, em Pentecostes.

Mas antes já havia se manifestado no batismo de Jesus. Além d'Ele próprio já ter soprado o Espírito sobre os apóstolos ao dar-lhes o poder de perdoar os pecados.

O Espírito Santo nos confere seus 7 dons quando somos crismados:

Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.

Esse Sacramento existe desde sempre. Os próprios apóstolos impunham as mãos sobre os batizados para que esses recebessem a infusão do Espírito Santo por isso, é o bispo quem crisma, ele é o sucessor dos apóstolos.

Ele nos fortalece na medida que permitimos que aja em nós. Deus não se intromete em nossa vida e nem entra sem ser convidado, por isso depende de 'nossa permissão' para nos presentear com seus dons.


A Unção dos Enfermos da mesma forma, depende de nossa vontade.

Ela é força nos momentos de risco de morte, cirurgias ou velhice.

Não quer dizer que quando a recebemos estamos em perigo iminente de morte: eu mesma já recebi a Santa Unção por 2 vezes e estou por aqui.


Na verdade, seria mais uma preparação e um 'seguro de viagem' caso alguma coisa não ocorra como esperamos.



Deus quer nos dar todas as chances de estarmos com Ele seja de que jeito - ou Sacramento- a gente necessitar.