segunda-feira, 27 de junho de 2011

Configurados a Cristo na Eucaristia









"Caro cibus, sanguis potus manet tamen Christus totus sub utraque specie – O pão é a carne e o vinho é o sangue; todavia debaixo de cada uma das espécies Cristo está totalmente".



Eis como cantamos hoje na Sequência celebrando a Solenidade de Corpus Christi.

A Igreja nos chama a adorar piedosamente a Eucaristia, que nos fortalece em nossa caminhada.


Hoje somos convidados a olharmos para aquele dia em que Nosso Senhor, somente por amor, doa seu Corpo e Sangue pela nossa salvação.


A celebração que hoje realizamos nos põe diante de um gesto presente, mas também escatológico.

Primeiro reunimo-nos em volta do Senhor, comemos do seu corpo e bebemos do seu sangue; segundo é o gesto do caminhar, isto é, a procissão que tradicionalmente realizamos nos ensina que todos somos peregrinos para o Pai, que caminhamos para um encontro definitivo com Jesus Cristo e, por conseguinte, para a eterna felicidade; e em terceiro o gesto definitivo que é ajoelhar-se e adorar o Senhor, reconhecer a sua onipotência e agradecê-lo por se nos dar em alimento.

(...)




terça-feira, 7 de junho de 2011



A graça de Deus tudo transforma







Desde o momento em que abrimos os olhos de manhã, ainda na cama, precisamos orar, nos recomendar a Deus e pedir a proteção d’Ele para a nossa vida, para a nossa família, o nosso trabalho e tudo o que vamos viver ao longo do dia, porque necessitamos da graça divina para todas as situações e momentos.




Não é com os nossos esforços que a nossa vida caminha bem, mas sim pela graça de Deus Pai. Pode nos faltar tudo, mas se tivermos a graça do Altíssimo a nos guiar e abençoar tudo irá bem.
Enchamos hoje o nosso coração de louvor e gratidão a Deus pela Sua bondade e cuidado para conosco.




“Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador” (Sl 67).


Jesus, eu confio em Vós!






sexta-feira, 3 de junho de 2011



Cristãos unidos jamais serão vencidos






Logo no início da encíclica "UT Unum Sint" (Que todos seja um), sobre o ecumenismo, o Papa João Paulo II lembra que os cristãos (católicos, ortodoxos e protestantes) precisam se unir para enfrentar a atual "corrente anticristã".


São essas as suas palavras:"Afirmei então que, unidos na esteira dos mártires, os crentes em Cristo não podem permanecer divididos.



Se querem verdadeira e eficazmente fazer frente à tendência do mundo a tornar vão o Mistério da Redenção, os cristãos devem professar juntos a mesma verdade sobre a Cruz. A Cruz!


A corrente anticristã propõe-se dissipar o seu valor, esvaziá-la do seu significado, negando que o homem possa encontrar nela as raízes da sua nova vida e alegando que a Cruz não consegue nutrir perspectivas nem esperanças: o homem - dizem - é um ser meramente terreno, que deve viver como se Deus não existisse" (UUS,1).


Mais do que nunca hoje é preciso esta união, pois forças gigantescas se movem contra a fé cristã.


Nesta quarta feira (1/6/2011) cerca de cinqüenta mil cristãos (católicos e protestantes) se uniram em manifestação pública em Brasilia para contestar o projeto de Lei 122 que criminaliza quem discordar da prática homossexual, que o Catecismo da Igreja chama de "depravação grave" (§2375).


E o pastor Silas Malafaia entregou ao Presidente do Senado José Sarnei um abaixo assinado com mais de um milhão de assinaturas pedindo o cancelamento do Projeto famigerado.








Os cristãos correm risco de serem presos se pregarem contra a prática homossexual, ainda que defendam o direito da pessoa fazer esta opção sem sofrer qualquer violência, discriminação ou zombaria.


O que se deseja com este Projeto é estimular a prática homossexual mais do que garantir o direito da pessoa assumir esta opção.


Precisamos amar os homossexuais, respeitá-los, jamais discriminá-los ou zombar deles, mas não podemos negar a Lei de Deus e o ensino da Igreja sobre a prática homossexual, como pecado grave (sodomia). (...)








A cada cidadão brasileiro é dado o direito ir e vir;de escolher( e isso está escrito em nossa Constituição), expressão da vontade e de professar sua fé.


Será que vamos ter que voltar ao estado ditatorial que nossos pais viveram, com medo de ser expressar e de ser punidos por manifestarem idéia contrária daqueles que supostamente nos representam no legislativo??

quarta-feira, 25 de maio de 2011




Como adquirir confiança?



Lembro-me de quando vi meu filho brincando nas ondas do mar!


Meus olhos não se separavam dele um só momento e sempre que ele podia, me olhava!



Tinha a certeza de que nossa troca de olhares lhe conferia confiança para brincar nas ondas do mar agitado.


Compreendi que Deus é assim!


Olha-nos em tudo o que fazemos!



Corresponder a esse olhar é a única possibilidade de segurança que possuímos para continuarmos vivendo num mundo mais violento e traiçoeiro que o mar.


Lembre-se: a todo instante, Deus olha você! Corresponda.


Olhe nos olhos d'Ele.



Adquira confiança.




Seu irmão,Ricardo Sá



http://www.cancaonova.com/

quarta-feira, 11 de maio de 2011



OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO










(...)Quando nos referimos ao Espírito Santo sempre tomamos como referência os sete dons:sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus.


Eles são inspirados no texto do profeta Isaías (11, 2-3). (...) O número sete no contexto bíblico. Significa universidade, totalidade, perfeição. Os dons do Espírito são inúmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons. (...)


São Paulo, em Gálatas 5, 22-23, fala nos "frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si".


Estes frutos provêm de um projeto de vida que todo cristão é chamado a perfazer. Isto não significa que os teremos de uma hora para outra.


Mas, a vida do cristão é um constante converter-se ao crescimento da fé, e um comprometimento para gerar estes frutos na convivência do dia-a-dia.


Podemos dizer que os "dons são qualidades dadas por Deus que capacitam o ser humano para seguir com gosto e facilidade os impulsos divinos, para tomar a decisão acertada em situações obscuras e para reprimir as forças do orgulho, do egoísmo e da preguiça, que se opõem à graça de Deus".


a) Sabedoria. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.


b) Inteligência. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.

Ex.: Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...


c) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.


d) Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...


e) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.

f) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.


g) Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo".Não é um dom para termos medo de Deus, antes nos ensina a ter medo de ofender o amor que Deus tem por nós. Por isso, precisamos corresponder a este amor.


















sexta-feira, 6 de maio de 2011



Nossa herança é o Espírito Santo






Quando compramos algo e não temos como efetuar o pagamento à vista, damos um adiantamento. O “adiantamento” que o Senhor está nos dando é a graça do derramamento do Espírito Santo.


Deus está nos dando um “adiantamento” daquilo que será a nossa herança.


O Espírito Santo é o Penhor da nossa herança.


Muitas vezes, somos obrigados a penhorar um bem para conseguir comprar outro.


Para comprar um carro, por exemplo, é preciso provar a sua renda e, muitas vezes, é exigido um penhor – algo que sirva de garantia de que você pagará aquele carro –, às vezes, é a casa, um terreno, algo valioso.


Na verdade, muitas vezes, ele [o penhor] acaba sendo mais valioso que o próprio carro que se deseja comprar.


O Senhor quer nos dar a certeza de que receberemos a nossa herança, os céus novos e uma terra nova.


Por isso Ele penhorou um bem maior: o Seu Espírito Santo que Ele está derramando, sem medida sobre nós.


Cada um de nós tem um lugar único, e somos convocados a ocupá-lo.


Ele virá para implantar o Seu Reino e somos escolhidos para fazer parte dele.


Deus o abençoe!



Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova



segunda-feira, 2 de maio de 2011




João Paulo II é proclamado Beato !!





E o dia esperado chegou! Chegou depressa, porque assim aprouve ao Senhor: João Paulo II é Beato! João Paulo II é Beato pela sua forte e generosa fé apostólica". Quando Bento XVI pronunciou essas palavras, a Praça de São Pedro estremeceu neste Domingo da Misericórdia, 1º de maio, data escolhida para a Beatificação do Papa polonês.



Cerca de 1 milhão e meio de peregrinos dirigiram-se a Roma para fazer parte da cerimônia, uma das maiores da história da Igreja. (...)

Bento XVI recordou que, embora a tristeza pela perda de João Paulo II fosse profunda no dia de sua morte, a sensação de que uma graça especial envolvia o mundo todo era ainda maior. (...)


As palavras memoráveis pronunciadas por João Paulo II na sua primeira Missa solene, na Praça de São Pedro - "Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!" - foram vividas por ele em primeira pessoa. "Aquilo que o Papa recém-eleito pedia a todos, começou, ele mesmo, a fazê-lo: abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo, com a força de um gigante – força que lhe vinha de Deus –, uma tendência que parecia irreversível. (...)


Numa palavra, ajudou-nos a não ter medo da verdade, porque a verdade é garantia de liberdade. Sintetizando ainda mais: deu-nos novamente a força de crer em Cristo, porque Cristo é o Redentor do homem", salientou Bento XVI.


Rogai por nós, Beato João Paulo II !!










segunda-feira, 18 de abril de 2011


Semana Santa..... mesmo?


Nós, cristãos católicos, temos o grave hábito de achar que Semana Santa é feriado.


NÃO É !!


Semana Santa é a semana em que relembramos e celebramos o amor de Jesus em sua totalidade!!


Somente somos cristãos por causa da Semana Santa!


Não é época de fazer dieta em lugar de jejum e não é época de viajar em lugar de acompanhar o Senhor em Seu trajeto rumo ao Gólgota!


Todos queremos ovos de chocolate, mas poucos se perguntam qual o motivo deles serem os símbolos da Páscoa.


Ovos escondem a vida sob uma superfície de aparente nada.


Da mesma forma o sepulcro escondia a vida de Jesus sob a aparência da morte.


Vamos participar das celebrações da Semana Santa em nossas paróquias e nos entristecer verdadeiramente com a condenação inocente de Jesus; e da mesma forma, nos alegrarmos e exultarmos com Sua Ressurreição no Domingo de Páscoa. Que aliás é o VERDADEIRO motivo para que os ovos de chocolate existam............


Feliz, e Santa Páscoa crismando!!


sexta-feira, 15 de abril de 2011


SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?

Finalmente a verdade é dita na TV Americana.

A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela:

-'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'

Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:

-'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.

Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'

À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc... Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.

Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.

Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: 'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'.

E então concordamos com ele.

Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal.

Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar).

Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem. E nós aceitamos sem ao menos questionar.

Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: 'Está bem!'

Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino.Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet.

E nós dissemos:

'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.

Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...

Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos só aquilo que semeamos!!!


É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.

É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.

É triste como alguém diz:

'Eu creio em Deus'.

Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também 'Crê' em Deus.

É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!

Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros!

É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.

É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no sábado, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.


E nós, que atitude tomaremos?

segunda-feira, 4 de abril de 2011


Santa Missa



A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração de que dispõe o católico.


Nos dias de hoje, muitos católicos, ainda não sabem o verdadeiro significado e o valor de uma Santa Missa.


Alguns vão à Santa Missa apenas por um sentido de obrigação ou convenção social, talvez imposta pelos pais, na infância.


Depois, grande parte deles acaba por abandonar a Igreja por achar uma coisa repetitiva, desconhecendo o verdadeiro conteúdo de uma Celebração da Eucaristia.


Evangelizar também é ensinar o verdadeiro sentido dos sacramentos da Igreja. Portanto, aprende a mostrar o sentido da Santa Missa aos teus parentes, familiares, amigos e vizinhos.(...)

Entende que Deus realmente está presente na missa e fala diretamente conosco.


É preciso tornar-se criança no sentido de inocência e humildade para participar bem e aproveitar todas as bênçãos que provém dos céus durante a missa.


Ao entrar na igreja deixa de lado os teus problemas e preocupação com o mundo e entrega-te totalmente nas mãos de Nosso Senhor.(...)






Saiba e entenda, crismando, que participar da missa é um ato de amor à Jesus e tudo o que Ele nos pede é 1h. do nosso 'precioso' tempo para Si.


Não podemos oferecer essa gentileza de amor à Ele??

segunda-feira, 21 de março de 2011



Oração:doce paz da alma




Nossas mães, pais, tios, avós sempre nos ensinaram que rezar antes de dormir nos daria um sono tranquilo, longe dos pesadelos.




Também sempre nos ensinaram a rezar antes de provas da escola, entrevistas ou antes de algum teste que tivéssemos que enfrentar.




E teve quem -muito sabiamente- nos ensinou a rezar unicamente para agradecer.




Tudo isso está certo.




Porém pouquíssimas pessoas param para pensar porque REALMENTE rezamos: porque rezar é entregarmos nossa confiança à Deus.




Quando rezamos estamos silenciosamente (e às vezes sem perceber) dizendo: "meu Deus minha confiança está em Você portanto, estou aqui: por favor ouça-me".




Estamos reconhecendo o Senhor como nosso Deus e nos colocando em suas mãos. É a doce entrega da alma nas mãos d'Aquele que a criou.




É a confiança n'Aquele que tudo pode.




Não precisamos rezar somente antes de dormir, ou ao acordar. O momento certo de rezar é aquele em que nos sentimos - ou desejamos sentir - próximos do Senhor.




Falando nisso: você já agradeceu hoje??

sábado, 12 de março de 2011


Quaresma: tempo de refletir e fortalecer a alma


Chegamos novamente à esse tempo tão apropriadamente sereno.


Depois das festas de carnaval (que originalmente se referia a festejos com banquetes onde se comia muita carne ), chegamos ao tempo de reflexão e penitência;de preparação para a Páscoa.


Não penitência no sentido de punição, mas no sentido de termos o domínio de nós mesmos; dominarmos nossas paixões sejam elas quais forem.


Só quando mandamos em nossos desejos que podemos dizer que estamos realmente no controle da situação.


Devemos escolher um tipo de jejum? Vamos ver o que nos diz a respeito o membro da Canção Nova, Ricardo Sá:



"Qual a melhor penitência a fazer?
Quem responde é o Santo Padre Pio di Pietrelcina:"Faça a penitência de ser constante na prática do bem".Confesso que, com esta afirmação, mudei meu modo de ver a vida, as pessoas e a vida espiritual!

Boa e santa Quaresma para você!


Com carinho e orações,

Seu irmão,

Ricardo Sá "





Se ainda assim, vc pretende escolher uma penitência vá em frente; não desanime e entregue toda a dificuldade nas mãos de Jesus: Ele vai te ajudar a levar sua determinação em frente.


Até a próxima.