domingo, 20 de dezembro de 2009




Infelizmente muitas pessoas se sentem assim nessa data. (...)


Os motivos são vários: um perdeu o pai em dezembro e por isso fica triste com saudade, outra diz que não gosta de Natal porque nunca comemorou essa data em família, e por isso passa a noite de Natal andando por aí, depois volta pra casa e dorme, outra diz ainda que nunca teve Natal e para ela essa data lembra solidão, para outros essa data representa bebedeiras e brigas, outros simplesmente não gostam sem saber direito porquê… são muitas histórias…


Lembro que houve um tempo em que eu também ia ficando pra baixo quando chegava dezembro: eu sabia que não iria ganhar aquele presente tão esperado, eu sempre quis ter uma árvore bem bonita e pisca-pisca na minha casa mas nunca tinha, (...) e ficava morrendo de dó de Jesus quando José e Maria andavam pelas hospedarias e não encontravam lugar para ficar.(...)


O tempo passou, montei a árvore, ganhei presentes, enfeitamos a casa com pisca-pisca, mas o melhor de tudo: fiz uma experiência verdadeira com Deus e descobri o mistério de amor que é o Natal, um Rei que nasce humilde para nos trazer vida nova. (...)


Alegria! Jesus vai nascer e trazer a esperança de um mundo melhor que precisa começar por mim e por você! Por isso, mãos a obra! Fazer os outros felizes dá sentido não só ao Natal, mas também a nossa vida!



Andréa Taisa- CN



sexta-feira, 18 de dezembro de 2009




Controle sua boca e tudo o mais será controlado!


Em diversas circunstâncias, eu pude aprender que o silêncio é como uma vassoura - capaz de
varrer mentiras, contratempos, insinuações e uma série de sujeiras dessa espécie, que costumam empoeirar nossas vidas e dificultar demais nossa caminhada.


Se você estiver passando por uma situação assim, experimente não falar mais.


Simplesmente cale-se sobre isso!


É que muita gente ainda não entendeu que silenciar, assim como falar, também é dom de Deus.


Quem sabe controlar a boca, controla tudo o mais.


Para desenrolar, fale menos!


Por favor, agora comente esta mensagem no blog.cancaonova.com/ricardosa.Com carinho e orações,


Seu irmão,


Ricardo Sá

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009




179 ANOS !!!! U-HU !!






Nossas Paróquia e Cidade completaram ontem 179 anos de existência! Uau !!


Como parte da comemoração a Esquadrilha da Fumaça esteve realizando um show de 45 min., que foi bárbaro. Ok, isso todo mundo já sabe... Eles são os melhores do mundo. Disparado.




Havia tanta gente que depois do final da apresentação eu levei meia hora para conseguir sair do lugar e chegar até a marginal do Parque Ecológico; e outra meia hora para chegar em casa.


Mas curiosamente na Missa, não havia nem 100 pessoas. O que houve com a população da cidade?


Na homilia, o padre Marcelo nos explicou uma parte do livro de Isaías, onde o profeta dizia que o povo de Deus deve voar como águias e não ficar ciscando no chão como galinhas.


Será que esse povo achou que o negócio era olhar quem voa e continuar no terreiro?


A Esquadrilha dá lição de pilotagem e habilidade à todos os pilotos do mundo, isso todos nós já vimos, mas que lhes deu esse talento excepcional foi Deus. E quem foi agradecê-Lo?


Quem quiser saber a origem da devoção à N.Sra. da Candelária procure aqui, é uma linda história:






terça-feira, 1 de dezembro de 2009



Temos de ter a nossa casa construída com solidez: na vontade de Deus.
Nós precisamos ser de Deus e proclamar a Palavra de Deus primeiro para nós mesmos e acreditar na Providência Divina, que muitas vezes demora. Mas se acreditarmos tudo será realizado conforme a vontade do Senhor; mas se quisermos fazer do nosso jeito, faremos coisas boas, mas muito mais as ruins.


O Senhor quer de nós simplicidade, honestidade, transparência e amor; se fugimos disso corremos o risco de cair na tentação de nos entregar aos bens materiais, assim ao coração e à alegria pelas coisas passageiras deste mundo.


Cuidado com as carências humanas, não queira mudar a Providência de Deus para a previdência do homem, não queira mudar isso. Deixe o Senhor agir na sua vida, deixe-O ser o que Ele é: Deus. É preciso ser íntimo do Senhor, escute-O, porque quando O escutamos não erramos.


Mesmo que tenhamos no nosso íntimo o desejo de ter, ser, de conseguir, tenhamos a coragem de perguntar para Deus: "Senhor, isso é da Sua vontade? Se for da Sua vontade eu estou disposto, mas se não for, não deixe isso acontecer".




Wellington Silva Jardim (Eto)





sexta-feira, 27 de novembro de 2009


Por quem sua vida tem sido regida?



Há muitas pessoas que, por ignorância, fazem uso de falsas ideologias e consultam seitas para se direcionar no trabalho, na vida sentimental e até nas mais importantes decisões.


Precisamos cada vez mais colocar a nossa confiança, fé e esperança no Deus vivo e verdadeiro, buscando instruções contidas na Sua Palavra, fonte de vida eterna.


Precisamos nos alimentar dela para nos orientar em tudo o que formos realizar. Nela está a nossa vida, a nossa orientação e o nosso amparo:


“Eu te expus meus caminhos e me respondeste; ensina-me teus estatutos. Ando curvado pela tristeza; levanta-me conforme tua Palavra. Não me afasto de tuas normas, porque és tu que me instruis” (Sl 119,26.28.102).


Este é o único caminho seguro que temos nesta vida: pautar a nossa vida na Palavra de Deus.
“Tua Palavra é lâmpada para os meus passos, luz para o meu caminho” (Sl 118).

A Palavra do Senhor tudo realiza na nossa vida. Confie nela e abandone-se nas mãos do Todo-poderoso e Ele tudo fará.

Jesus, eu confio em Vós!



terça-feira, 24 de novembro de 2009



Advento




Entramos no Advento, que é um tempo de espera pelo nascimento do Senhor.




Como Maria, que aguardava com ansiedade a passagem do último mês de gestação, nos preparemos também para o nascimento de Jesus.




Ou você acha que Natal é para dar e receber presentinhos e pronto?




Nada disso!!!!!!!!! Natal é a celebração do Nascimento de Jesus! É o aniversário d'Ele!




Quantas vezes você cantou 'parabéns prá você' para Jesus nessa data? NENHUMA?!?!?!?




Não acha que está na hora de começar a presentear
o Dono da festa??







sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Namoro, tempo de conhecer e de escolher


Quando você vai comprar um sapato ou um vestido, não leva para casa o primeiro que experimenta, é claro. Você escolhe, escolhe... até gostar da cor, do modelo, do preço, e servir bem nos seus pés ou no seu corpo.
Se você escolhe com tanto cuidado um simples sapato, uma calça, quanto mais cuidado você precisa ter ao escolher a pessoa que deve viver ao seu lado para sempre!


Talvez você possa um dia mudar de casa, mudar de profissão, mudar de cidade, mas não poderá trocar de esposa ou de marido. É claro que você não vai escolher a futura esposa, ou o futuro marido, como se escolhe um sapato.


Já dizia o poeta que "com gente é diferente".


Mas, no fundo será também uma criteriosa escolha. Se você quiser levar para casa o primeiro par de sapatos que você calçou, só porque o preço é bom, pode ser que você se arrependa depois quando perceber que não era de couro legítimo, mas sintético.


Se você escolher namorar aquela garota, só porque ela é "fácil", pode ser que você chore depois se ela o deixar por outro, fazendo o seu coração sangrar.


Se você decidir levar aquele par de sapatos, só porque é bonito e está na moda, mesmo que aperte um pouco os seus pés, pode ser que depois você volte do baile com ele nas mãos porque não o agüenta mais nos pés.


Se você escolher aquele rapaz só porque ele é um "gato", pode ser que amanhã ele faça você chorar quando se cansar de você.


O namoro é este belo tempo de saudável relacionamento entre os jovens, onde, conhecendo-se mutuamente, eles vão se descobrindo e fazendo "a grande escolha".


Já ouvi alguém dizer, erradamente, que "o casamento é um tiro no escuro" ; isto é, não se sabe onde vai acertar; não se sabe se vai dar certo.


Isto acontece quando não há preparação para a união definitiva, quando não se leva a sério o amor pelo outro.


A preparação para o seu casamento começa no namoro, quando você conhece o outro e verifica se há afinidade dele com você e com os seus valores.


O casamento só é um "tiro no escuro", para aqueles que se casaram sem se conhecer, porque, então, namoraram mal.


Se o seu namoro for sério, seu casamento não será um tiro no escuro, e nem uma roleta da sorte.


O seu casamento vai começar num namoro. (...)






terça-feira, 17 de novembro de 2009


O medo não vem de Deus



O medo não vem de Deus, porque os nossos primeiros pais não tiveram medo.


Foi depois do pecado que eles tiveram medo de Deus, e a partir de então começaram a ter medo de tudo e, hoje, estamos vivendo uma situação-limite, na qual as pessoas estão tomadas por esse sentimento negativo.


Até existe um medo que se chama síndrome do pânico, porque a palavra síndrome é o tipo de doença que os médicos não entendem, por isso a chamam assim.


Um medo inexplicável que nasce nas pessoas.


O medo não vem de Deus.


Por meio desta oração, que você possa se libertar deste pânico que você vive.


Oração:

"Senhor Jesus, o Senhor diz em Sua Palavra: "No mundo tereis tribulações. Coragem! Eu venci o mundo!"


O Senhor não venceu apenas a tristeza, não venceu apenas o medo, o Senhor venceu tudo! O Senhor tem a vitória. Obrigado porque a vitória é Sua. Obrigado, Senhor, porque venceu e venceu ao nosso favor.


Deus o abençoe!


Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib


quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Que pecados me impedem de Comungar sem Confessar?



A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, odio, etc. é algo que nos deixa incomodados...


Veja o que diz o Catecismo sobre isso:


(...)


§1857 – Para que um pecado seja mortal requerem-se três condições ao mesmo tempo: “É pecado mortal todo pecado que tem como objeto uma matéria grave, e que é cometido com plena consciência e deliberadamente” (RP 17).


(...)


§1858 – A matéria grave é precisada pelos Dez mandamentos segundo a resposta de Jesus ao jovem rico: “Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe” (Mc 10,19). A gravidade dos pecados é maior ou menor; um assassino é mais grave do que um roubo. A qualidade das pessoas lesadas entra também em consideração. A violência exercida contra os pais é em si mais grave do que contra um estrangeiro.


(...)


§1862 – Comete-se um pecado venial quando não se observa, em matéria leve, a medida prescrita pela lei moral, ou então quando se desobedece à lei moral em matéria grave, mas sem pleno conhecimento ou sem pleno consentimento.






Sempre que nos acharmos em pecado devemos procurar o sacerdote e fazer uma confissão completa.


Quem o faz, sai de lá com uma sensação de leveza e alegria incomparável.


O sacerdote tem o 'dever de ofício' de guardar segredo de confissão e o faz mesmo em casos, os mais graves. Não tenha medo ou vergonha, o padre não morde e nem dá bronca: ele orienta, explica e em nome do Senhor nos perdoa.


Vai lá... você vai ver o quanto é bom chegar ao pé de Jesus - na figura do padre - e reconhecendo nossos erros, pedir perdão.


Se nos confessássemos mais, os consultórios dos terapeutas viveriam às moscas.....

sexta-feira, 6 de novembro de 2009


Alimentemos a nossa nobreza



Somente as coisas essenciais são capazes de preencher o nosso coração e a nossa alma, porque o essencial é divino. Muitas coisas são importantes, mas o que satisfaz, de fato, o nosso coração é o único essencial: Jesus Cristo.


O próprio Jesus disse a Marta no Evangelho: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41-42).


Fomos criados por Deus para amá-Lo e adorá-Lo sobre todas as coisas. Esta é a nossa nobreza.
Vamos hoje adorar a Deus de todo o nosso coração e de toda a nossa alma?


Jesus, ensina-nos a sermos verdadeiros adoradores.


Jesus, eu confio em Vós!


sexta-feira, 30 de outubro de 2009



Retiro do Crisma


Último domingo tivemos em três locais diferentes o Retiro dos jovens do Crisma.


Foi um momento que eles puderam estar em contato silencioso e íntimo com Jesus.


Eu estive acompanhando o Retiro realizado na Capela de São Benedito e posso dizer que foi divertido e sério ao mesmo tempo.


Quem esteve no comando foi o Renato, seminarista da Paróquia, que soube levar aos jovens de maneira alegre as verdades do amor do Senhor.


Como nos demais locais, também tivemos atividades e uma paradinha para o lanche - que ninguém é de ferro - além da apresentação dos trabalhos no final.


O que ficou para você, jovem, desse dia passado lá?


Nós catequistas esperamos que com esse retiro, tenhamos conseguido fechar um ciclo de início de aprendizado que iniciamos em Março.


Vamos sentir a falta de vocês e os esperamos para nos ajudarem com as próximas turmas, como monitores e futuros catequistas também.


Ele - e nós - está de braços abertos te esperando. Dia e noite.


Você vem??

terça-feira, 20 de outubro de 2009


Rito Penitencial
No último sábado nosso Pároco Pe. Marcelo esteve com vocês, queridos jovens, fazendo o rito penitencial.
Foi um momento em que pudemos rever nossas falhas, nossos erros e pedir perdão ao Pai.
Como ele próprio nos disse, nem todos sairiam dali com a sensação do perdão.
Mas para aqueles que realmente se colocaram nas mãos de Deus, reconheceram seus erros e pediram perdão, foi uma tarde excepcional.
Nosso pároco soube como nos fazer entender muitas coisas inclusive o sentido da penitência que nos impôs.
Você já procurou realizar o que ele nos pediu?
O Rito Penitencial, foi um momento importante, mas não pode ser o último de sua vida. O Sacramento da Confissão está à sua espera à qualquer momento em que seu coração busque paz, arrependimento e proximidade com Deus.
E vai acontecer com a mesma tranquilidade que o Rito. E a sensação de paz que se experimenta ao sair de uma confissão individual é esplêndida. Experimente e você vai ver.
Lembre-se de que domingo, dia 25 nos encontraremos para o Retiro. Esteja lá às 8:30.
Vai ser outro momento em que estaremos novamente à sós com Deus, ao mesmo tempo em que estaremos cercados de gente boa. Nós, catequistas, esperamos você lá.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009


12 de Outubro, dia de N. Sra. Aparecida


Você sabe perfeitamente que o feriado de 12 de Outubro não tem nada a ver com o dia das crianças: ele é dedicado à N. Sra. Aparecida. O dia das crianças veio beeeemmm depois e por causa do comércio, vem tentando tomar a data da Mãezinha.


Você conhece a história d'Ela? Acesse esse link que vai conhecer inclusive alguns dos primeiros milagres que aconteceram.





Maria tem aparecido em vários lugares no mundo, sob diversos títulos, e apareceu aqui no Brasil também. Por isso o título de APARECIDA, porque apareceu.


Mas é Maria mãe de Jesus, seja por qual título ela seja chamada: Fátima, Lourdes, Guadalupe, Rosa Mística....


É sempre a mesma Maria de Nazaré. Mãe d'Ele e nossa Mãe.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Outubro – mês do Rosário

A palavra Rosário ( rosarium em latim) significa buquê de rosas, e é isso que oferecemos á Maria cada vez que meditando o Rosário ou o terço – terça parte do Rosário- pensamos nas maravilhas que Deus nos fez, dando-nos Jesus como irmão e Maria como mãe.


A devoção ao Rosário começou provavelmente na Irlanda, em meados do século IX.
A recitação dos Salmos era a forma mais comum de oração nos mosteiros da época, e os monges e leigos que não sabiam ler, começaram a rezar o Pai Nosso e a Ave Maria em substituição aos Salmos.

Para isso, traziam uma bolsinha de couro com 150 pedrinhas, que mais tarde – por volta do ano 800 - foi substituída por um cordão com 150 pedacinhos de madeira.

Em torno do ano 1365, o monge cartuxo Henrique de Kalkar, agrupou as 150 Ave Marias em grupos de 10, intercaladas com um Pai Nosso e finalizadas com a saudação à Santíssima Trindade.

Por volta de 1700, São Luiz de Monfort, introduziu a meditação dos Mistérios, coisa que já vinha acontecendo desde 1500, mas sob a forma de gravuras, por causa da grande taxa de analfabetismo.

Como você vê jovem, a devoção do Rosário é extremamente antiga e apareceu em função na necessidade do povo simples de rezar à Deus.

E existe maneira mais simples de rezar que chamando à Deus de Pai e à Maria de mãe??

sexta-feira, 2 de outubro de 2009



Dia dos Santos Anjos da Guarda



Hoje a Igreja celebra os Anjos da Guarda, que Deus colocou ao Seu serviço, servindo-nos.


Você costuma rezar, conversar com seu Anjo?


Ele é uma realidade muito viva perto de você, de todos nós.


Sabe aquela vozinha, que costuma soprar na nossa cabeça quando 'ameaçamos' fazer alguma besteira? Pois é ele, tentando nos ajudar a não fazê-la.


Dê uma chance à ele e verá que as coisas sairão mais divertidas e tranquilas que de costume.


E caso você não conheça a oração ao Santo Anjo......



Santo Anjo do senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governe e me ilumine. Amém.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


A oração é o oxigênio da nossa alma


A oração da manhã decide o dia, pois quando o começamos orando e nos colocando nas mãos da misericórdia de Deus, sem dúvida alguma, o nosso dia será muito melhor.
Ao fazermos isso, as decisões que tomarmos serão muito mais acertadas e o discernimento muito mais apurado.
Dessa forma, o nosso dia será muito mais tranquilo e seguro na presença do Senhor.

A oração da manhã determina o nosso dia, afinal de contas, ninguém dá aquilo que não tem: Como seremos capazes de consolar os corações e de rezarmos uns pelos outros se logo pela manhã não nos colocarmos em oração? (...)

Recorra à oração. A oração é o remédio, é o oxigênio da nossa alma, sem ela nós não conseguimos viver nem manter comunhão com Deus; muito menos viver a fidelidade de cada dia. (...)

A oração, feita com amor, faz levantar os caídos, os cegos enxergarem e os surdos ouvirem.

O convite do Senhor para nós hoje é este: Oremos uns pelos outros para sermos curados.


Padre Hamilton Nascimento

Comunidade Canção Nova




quinta-feira, 24 de setembro de 2009


A Palavra precisa de ouvintes e de anunciadores


A Palavra de Deus não pode cair no chão, mas nos corações através do ouvido. A Palavra precisa de ouvintes e de anunciadores. Estes emprestam sua voz para que a Palavra seja ouvida e os ouvintes recorram ao silêncio para a escuta de Deus que fala e revela seu amor.(...)


A Igreja sempre venerou as Sagradas Escrituras do mesmo modo como fez com o Corpo do Senhor. Cristo vive e fala na Palavra. Quando se lêem as Escrituras, é Cristo que fala. Daí a necessidade de bons microfones, leitores preparados, boa acústica, boa comunicação.


A Palavra de Deus é uma palavra amiga, verdadeira, viva, eficaz, fecundante, transformante, informativa, formativa, apelativa, recriadora, eterna, salvadora, santificadora, reveladora. Esta Palavra Santa é inesgotável, permanente como a sarça ardente.


Bíblia, carta de amor é: Livro da vida. Livro da verdade. Livro da amizade. Livro da salvação. Não é livro morto. Não é livro velho.(...)


Precisamos ter familiaridade com as Escrituras Sagradas, apegarmo-nos a elas, pois tudo foi escrito para nossa instrução e esperança. A Palavra é sustentáculo da Igreja, alimento da alma, solidez da fé, fonte de vida espiritual. (...)


O cristão é convocado a ouvir a Palavra. E também: compreender. Assimilar. Renunciar. Obedecer. Anunciar. Permanecer. Reescrever. Praticar. Dar fruto. Perseverar. Fazer o que diz a Palavra. Sim, a Palavra se fez livro, mas precisa fazer-se carne em nossa carne. Pronunciamos a Palavra com nossa vivência e boas obras, com nosso testemunho.(...)


Dom Orlando Brandes




terça-feira, 22 de setembro de 2009


A nós cabe a decisão




Madre Teresa de Calcutá viveu cada dia de sua vida afirmando: “O dia mais belo é hoje”.
Quando assumimos o presente, o hoje, o agora, vivemos em plenitude. Desvencilhemo-nos do passado, deixando-nos guiar pela mão poderosa de Deus em todos os momentos.

Um novo dia sempre traz consigo novidades próprias e também problemas próprios, mas a beleza está na nossa atitude diante de cada situação: podemos agradecer a Deus por todas as coisas ou reclamar de tudo, ou seja, podemos escolher “o vinagre da amargura” ou “o vinho da alegria”, ambos são feitos da mesma uva.
A nós cabe a decisão.

“Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Cristo Jesus” (I Tessalonicenses 5,16-18).

Oremos ao longo de todo o dia:

Jesus, eu confio em Vós!



Luzia Santiago

sexta-feira, 18 de setembro de 2009


Bíblia Sagrada

A Bíblia é uma coleção de livros que contém mais de 5000 anos de história.


Nessas histórias estão contidas duas das grandes religiões da humanidade: o judaísmo e o catolicismo.

A Bíblia possui 73 livros, sendo 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

A base para essa divisão é o nascimento de Jesus, contado em 4 versões diferentes: os Evangelhos.

Mas, há uma polêmica em relação á Bíblia: os protestantes alegam que nós – católicos - temos 7 livros a mais na Bíblia, o que não é verdade: são eles que seguindo a proposta dos fariseus possuem 7 livros a menos.

São eles:

Judite
Tobias
Sabedoria
Eclesiástico
Baruc
I Macabeus
II Macabeus


Além do que os livros de Daniel e Ester tem capítulos a menos.

Mas isso não torna suas Bíblias menos sagradas, somente incompletas.

Que tal, procurar na sua Bíblia esse trecho e dar uma rezadinha: Lc. 1, 46-55 ?

segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Exaltação da Santa Cruz


Hoje se comemora na Igreja o dia da Exaltação da Santa Cruz.


Na verdade exaltamos Àquele que se entregou á cruz por nós. Porque na cruz Jesus venceu a morte, o inimigo, e nos abriu as portas do Paraíso que haviam sido fechadas por nossos primeiros pais quando pecaram.


É a festa da exaltação do amor de Deus por nós.


Quando descobrimos que Deus nos amou de tal maneira, a ponto de dar-nos seu único Filho para nossa salvação, o que deveria passar em nossos corações? Agradecimento, amor,temor de desagradá-Lo, desejo de estar à Seu serviço.

Mas nos dias de hoje, isso parece completamente sem noção.


Para não dizer da escassez de jovens que atendem á vocação sacerdotal e religiosa, há aqueles que preferem deixar o Senhor de lado por medo do que a turma vai dizer. Ou por medo de se comprometer com o serviço à Igreja e ao próximo e deixar de ter tempo para baladas, alegria, amigos...


Nada mais longe da verdade.
Deus, em Seu profundo e absoluto amor por nós, não nos quer escravos ao contrário: é na liberdade que podemos dar maiores contribuições e demonstrações de amor á Ele.


Depois de saber o quanto o Senhor nos ama, o quanto nos quer felizes e de conhecer os extremos de cuidados e dedicação que Ele tem por nós, faço uma pergunta:


O que você vai fazer da sua vida daqui por diante?

domingo, 13 de setembro de 2009



Quem ama a Jesus guarda a Sua Palavra.


“Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele morada” (João 14.23).
Se não fosse Jesus a dizer isso, não poderíamos imaginar que isso acontecesse. Mas foi Ele quem disse:
“Se alguém me ama, guardará minha palavra”.
É uma correlação: amar o Senhor é guardar a sua Palavra.
Não é possível dizer que se ama Jesus sem guardar a Palavra d'Ele; e guardar significa observar e viver Sua Palavra.
“Meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele morada”.
Nosso Senhor Jesus Cristo declara, nessa passagem bíblica, que Ele, o Pai e o Espírito Santo farão nele [em quem amá-Lo e seguir Sua Palavra] sua morada; não é um lugar de passagem, não é pousada, é morada.
Nós precisamos conhecer muito a Palavra de Deus, lê-la, mastigá-la, digeri-la, assimilá-la e fazer dela nossa carne, nosso sangue, assim como acontece com o alimento, que digerimos e o assimilamos e ele se torna nossa carne, nosso sangue.
O mesmo devemos fazer com ela [Palavra de Deus].É preciso trabalhar com a Palavra, muitas vezes, somos mal-acostumados em “bicar” a Bíblia: “bicamos” um trechinho lá, outro ali.
Imagine uma pessoa se em vez de comer um refeição, só ficasse beliscando as coisas? Muitas vezes, as crianças fazem isso com os alimentos e os pais não permitem, pois estes sabem que os filhos não podem se alimentar bem dessa forma, pois, assim, não comem o que necessitam verdadeiramente, como deveriam.
Do mesmo modo, não podemos “beliscar” a Palavra.
Trecho da pregaçãoMonsenhor Jonas Abib – nesta pregação “Músicos, guardai minhas Palavras” – nos fala da importância de assimilarmos a Palavra de Deus e nos ensina como fazer o estudo bíblico utilizando o método da “Bíblia no meu dia-a-dia”.


quarta-feira, 9 de setembro de 2009




Sacramento da Penitência




A Penitência é a volta.
Quase todo dia a gente cai e se levanta. Pequenas quedas e grandes tombos.
Ninguém quer ficar no chão. A gente pisa em falso porque não enxerga bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros.
Deus sempre dá a mão para a gente se deixar reconduzir.
No sacramento da Penitência celebramos a coragem de pegar de novo na mão de Deus e voltar a andar no caminho dele, que é o caminho da irmandade.

Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações.
A confissão consiste em um sacramento instituído por Jesus Cristo no qual o sacerdote perdoa os pecados cometidos depois do batismo.
Sobre o sacramento da Confissão, devemos analisar o seguinte segundo o que diz a Sagrada Escritura:


- "Aquele que diz que não tem pecado faz Deus mentiroso" (1 Jo 1, 10).


- "Aquele que esconde os seus crimes não será purificado; aquele, ao contrário, que se confessar e deixar seus crimes, alcançará a misericórdia" (Prov. 38, 13).


- " Assim como meu Pai me enviou, eu vos envio a vós. ...soprando sobre eles: recebei o Espírito Santo... Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 21, 21-23). O mesmo texto encontra-se em S. Mateus (Mt 28, 20).


O que é necessário para ser eficaz uma confissão?
1. exame de consciência;
2. ter arrependimento(atrição ou contrição);
3. propósito de não recair no pecado e de evitar as circunstâncias que o favoreçam;
4. confessar-se sem omitir nada;
5. cumprir a penitência estabelecida pelo confessor.


sexta-feira, 4 de setembro de 2009


Segredo da fidelidade!



Um grande missionário, homem de Deus, aquilo que se pode chamar de um “bom operário” do Reino, revelou o seu segredo:

- "Leio a Bíblia, trabalho e oro com ela sempre pela manhã nunca abro exceções".


Perguntaram-lhe então como ele conseguira tanta fidelidade. E ele respondeu:

- "Fiz um compromisso comigo mesmo diante de Deus: 'Sem bíblia não tem café'. Houve dias em que não consegui ler a bíblia e trabalhar com ela logo pela manhã. Mas eu disse para mim mesmo: 'Bem, se não tive tempo para ler a Bíblia, não tenho tempo para tomar café... e até logo'.

E prosseguiu:
-"Durante todos esses anos, poucos dias fiquei sem café... Foi uma grande graça para minha vida".

O que funcionou para esse homem de Deus deve funcionar para mim, para você, para qualquer pessoa.

Contei várias vezes esse fato.

Uma vez, uma pessoa me disse:


- Gostei de sua história “Sem Bíblia não tem café”. Só que, para mim, não funciona, porque eu só conseguia trabalhar com o Diário Espiritual à noite. Então, mudei a história por minha conta, transformando-a em “sem Bíblia não tem cama”.

Não foi fácil. Houve noites em que foi preciso lavar o rosto na água fria, em que fui obrigado a ler a Bíblia em pé ou andando pela sala para não dormir... Mas não deixei de ler nem de fazer o Diário Espiritual.

Uma noite acordei... e vi que estava dormindo em cima do Diário. Não tive dúvidas: lavei o rosto e terminei o trabalho. Depois fui para cama. Graças a Deus não faltei ao meu compromisso: “Sem Bíblia não tem cama”.


"Parece exagero? Parece. Mas veja bem: só parece. Na vida, ninguém consegue nada sem esforço.


Que o digam os artistas e as mães.


Logo, para tudo é exigido empenho e luta, em particular nesse campo, enfrentamos uma tremenda batalha espiritual. A tentação não quer que nos aprofundemos na Bíblia. Muito sutilmente, ela ajeita as coisas para ficarmos sempre na superficialidade...

Agora é sua vez. Seja qual for sua hora de trabalhar com a Bíblia e com o Diário Espiritual, você pode fazer seu compromisso pessoal diante de Deus. Ou seja: “sem Bíblia não tem café”, “sem Bíblia não tem cama”, “sem Bíblia não tem...” Aí está, também para você, o segredo da fidelidade.Deus o abençoe!


Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Crisma e Unção dos Enfermos












O Espírito Santo fez sua 'estréia oficial' na Igreja, em Pentecostes.

Mas antes já havia se manifestado no batismo de Jesus. Além d'Ele próprio já ter soprado o Espírito sobre os apóstolos ao dar-lhes o poder de perdoar os pecados.

O Espírito Santo nos confere seus 7 dons quando somos crismados:

Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.

Esse Sacramento existe desde sempre. Os próprios apóstolos impunham as mãos sobre os batizados para que esses recebessem a infusão do Espírito Santo por isso, é o bispo quem crisma, ele é o sucessor dos apóstolos.

Ele nos fortalece na medida que permitimos que aja em nós. Deus não se intromete em nossa vida e nem entra sem ser convidado, por isso depende de 'nossa permissão' para nos presentear com seus dons.


A Unção dos Enfermos da mesma forma, depende de nossa vontade.

Ela é força nos momentos de risco de morte, cirurgias ou velhice.

Não quer dizer que quando a recebemos estamos em perigo iminente de morte: eu mesma já recebi a Santa Unção por 2 vezes e estou por aqui.


Na verdade, seria mais uma preparação e um 'seguro de viagem' caso alguma coisa não ocorra como esperamos.



Deus quer nos dar todas as chances de estarmos com Ele seja de que jeito - ou Sacramento- a gente necessitar.






quarta-feira, 26 de agosto de 2009


Como você vive sua vocação?


"Exorto-vos, pois - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chama-dos" (Efésios 4,1).
Vocação significa chamado.
O cristão é chamado por Deus e a ele dá sua resposta.
Esse chamado manifesta-se especialmente na escolha do caminho concreto de cada um; o seu estado de vida, sua profissão, o modo de viver.
Uma pessoa não deve se casar só para não ficar solteira; também não deve procurar a vida consagrada para fugir de qualquer problema. Casar-se ou permanecer solteiro, abraçar a vida religiosa ou assumir a missão do cristão leigo no mundo é uma questão de vocação.
E vocação é uma questão de amor: "Simão, filho de João, amas-me?... Apascenta as minhas ovelhas" (João 21,17).
Amor comprometido, vivendo como cristão leigo, na família, no trabalho, na vida social; ou amor concretizado numa entrega mais ampla pelo Reino de Deus, vivendo como cristão consagrado, na vida religiosa, e especialmente no sacerdócio.
Cada um de nós é chamado a assumir a fé cristã e a vocação específica dentro do Plano de Deus.


sábado, 22 de agosto de 2009

Eucaristia - O Santíssimo Sacramento

O nome Eucaristia vem do grego EUCHARISTIA que quer dizer ação de graças, que foi o que Jesus fez na última ceia ao partir o pão e entregar o vinho, fazendo com que se tornassem Seu Corpo e Sangue.

Desse modo, apesar de os outros sacramentos nos comunicarem as graças e benesses de Deus, na Sagrada Eucaristia recebemos o próprio Deus sob o véu das espécies de vinho e pão. A esse milagre damos o nome de transubstanciação que é a transformação de uma substância em outra.

A Eucaristia é também chamada Sacramento da Unidade, porque quando nós e nossos irmãos do mundo inteiro comungamos ( lembre-se que a cada 8 min. uma missa é iniciada em algum lugar do planeta ) estamos onde ELE está.



É como o rio que chega ao poderoso mar e se dissolve em suas águas e se torna parte do todo; assim acontece conosco: nos dissolvemos n’Ele e nos tornamos, todos juntos, um com Cristo.

Á isso –o que não é pouco- vem nos mostrar o milagre da cidade de Lanciano ( que a própria NASA confirmou ) que o pão Consagrado é verdadeiramente carne de Jesus e o vinho Consagrado é verdadeiramente Seu sangue.



Mas um cristão verdadeiro necessita de provas?










http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://marcospauloteixeira.files.wordpress.com/2009/02/milagre.jpg&imgrefurl=http://marcospauloteixeira.wordpress.com/2009/02/22/milagre-eucaristico-de-lanciano/&usg=__suRkDfGx3jOLPpytTG8dgQgNzgA=&h=329&w=460&sz=34&hl=pt-BR&start=12&tbnid=vqvjjZndqohvcM:&tbnh=92&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dmilagre%2Bde%2Blanciano%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

sexta-feira, 21 de agosto de 2009



Por que batizar as crianças?



A razão teológica pela qual a Igreja batiza crianças é que o Batismo não é como uma matricula em um clube, mas é um renascer para a vida nova de filhos de Deus, que acontece mesmo que a criança não tome conhecimento do fato.


Este renascer da criança a faz herdeira de Deus.


A partir do Batismo a graça trabalha em seu coração (cf. 1 Jo 3,9), como um princípio sobrenatural. Elas não podem professar a fé, mas são batizadas na fé da Igreja a pedido dos pais.



Santo Agostinho explicava bem isto: “As crianças são apresentadas para receber a graça espiritual, não tanto por aqueles que as levam nos braços (embora, também por eles, se são bons fiéis), mas sobretudo pela sociedade espiritual dos santos e dos fiéis... É a Mãe Igreja toda, que está presente nos seus santos, a agir, pois é ela inteira que os gera a todos e a cada um ” (Epist. 98,5).


Nenhum pai espera o filho chegar à idade adulta para lhe perguntar se ele quer ser educado, ir para a escola, tomar as vacinas, etc. Da mesma forma deve proceder com os valores espirituais.


Se amanhã, esta criança vier a rejeitar o seu Batismo, na idade adulta, o mal lhe será menor, da mesma forma que se na idade adulta renegasse os estudos ou as vacinas que os pais lhe propiciaram na infância.


A Bíblia dá indícios de que a Igreja sempre batizou crianças.


Na casa do centurião Cornélio (“com toda a sua casa”; At 10,1s.24.44.47s); a negociante Lídia de Filipos (At 16,14s); o carcereiro de Filipos (At 16, 31-33), Crispo de Corinto (At 18,8); a família de Estéfanas (1Cor 1, 16).


Orígenes de Alexandria († 250) e S. Agostinho (430), atestam que “o costume de batizar crianças é tradição recebida dos Apóstolos”.


Prof. Felipe Aquino

segunda-feira, 17 de agosto de 2009


Assunção de Maria



Comemoramos, com grande alegria, a solenidade da Assunção de Maria Santíssima, elevada aos céus em corpo e alma.


E’ dogma de fé definido por Pio XII em 1º de novembro de 1950.


A Liturgia da Igreja nos leva a refletir sobre o encontro de duas mães: Maria e sua prima Isabel. Maria, ao saber que Isabel estava grávida de 6 meses de João Batista, vai a seu encontro (Lc. 1, 36).


Ao chegar, entrando na casa, saúda Isabel, a qual, ante a saudação de Maria, sente a criança estremecer no seu seio (Lc.1, 41).


Isabel ficou repleta do Espírito Santo e exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” (Lc.1,42).

Isabel revela pela primeira vez em público Maria como a mãe do seu Senhor (Lc.1,42-43).


O louvor a Maria, iniciado por Isabel, ressoa através dos séculos chegando até nós: “Bendita entre as mulheres!”


Maria, vendo seu mistério pessoal desvendado, põe em vibração todo o seu ser, entoando a Deus, sentido e inflamado, o hino oficial da maternidade divina, ato sincero de ação de graças: o Magnificat.


Com o hino do Magnificat (Lc.1, 46-56), Maria reconhece e agradece o que de grande Deus nela operou e todos os benefícios que a encarnação do Filho de Deus vinha trazer para a humanidade.


Maria é bendita por causa do privilégio único e incomparável de ser a Mãe do Filho de Deus e por ter recebido abundantes graças. Aqui está o mistério de Maria: Deus respeitou a liberdade humana de Maria.


Pelo “sim” de Maria o Filho de Deus se fez Homem e Mediador. Graças à participação de Maria, Jesus, o Filho de Deus, tornou-se um de nós, oferecendo-se em sacrificio na cruz, em reparação do pecado da humanidade.


Manifesta-se nesse momento o júbilo da Salvação! Maria, pelo seu “SIM”, Fiat a Deus, está dentro da Redenção da Humanidade. Maria é essencial a Cristo na sua manifestação humana. Não podemos, assim como Deus fez, separar Jesus de Maria, nem Maria de Jesus.


Deus eleva a santidade do amor além da carne: Jesus ascende ao Céu, ao Pai, por sua própria força. Maria, sua Mãe, é assunta ao Céu por Deus, para junto do Filho porque, no amor, o Filho une a si aquela que ama, na unidade e laços de sua natureza humana e divina.* A minha alma engrandece o Senhor, porque olhou para a humildade de sua serva e fez em mim grandes coisas!*


AMÉM. ASSIM SEJA.


domingo, 16 de agosto de 2009



Por que Sacramentos?








Como em nossa vida temporal, tudo tem uma ordem a ser seguida em nossa vida espiritual se dá a mesma coisa:


Nascemos, crescemos, ficamos doentes em algumas ocasiões, recuperamos a saúde, tomamos consciência e decisões que só competem à nós, escolhemos um estado de vida e por fim, morremos.




Essa é a ordem natural dos acontecimentos temporais ou terrenos.




Agora vamos compará-los aos sacramentos:




Assim como nascemos antes de qualquer outra coisa, também somos batizados antes de recebermos quaisquer dos demais sacramentos.


Recebemos a 1ª Eucaristia ao crescermos e quando nossa alma 'fica adoentada' pelo pecado, existe a 'recuperação da saúde' através da confissão.




Uma vez que as doenças são inúmeras ao longo de nossas vidas, a 'cura' deve ser repetidas tantas vezes quanto precisarmos.




Tomamos decisões mais sérias: profissão, namoro = Crisma.




Escolhemos o estado de vida: casamento, vida religiosa, estarmos solteiros... ordem, matrimônio.




E quando a vida chega a momentos decisivos, a unção dos enfermos; que não se aplica somente ao doente terminal, eu já a recebi várias vezes quando da necessidade de cirurgias a que tive que me submeter.




Viu? Os sacramentos são como nossas vidas: uma constante mudança e para cada mudança, uma necessidade e soluções diferentes.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A quem eu preciso perdoar hoje?

O perdão recebido e dado é profunda fonte de cura e libertação; sem contar que é um verdadeiro remédio para a saúde do corpo e da alma.
Vamos fazer hoje a experiência concreta de perdoar todas as pessoas pelas quais, de alguma forma, temos certa indiferença ou mágoa, por conta de alguma situação desencontrada entre nós?
Jesus nos perdoa sempre e nos convida para fazer o mesmo quando alguém nos magoa.
O erro de nossos irmãos deve provocar em nós o desejo de perdão, da mesma forma que quando erramos provocamos o perdão de Deus.

Quanto mais perdoamos, tanto mais parecidos com o Senhor nos tornamos.

Todo o mal do qual somos vítimas é a oportunidade que temos de perdoar e amar mais os irmãos.

“Amem-se uns aos outros, como eu os tenho amado” (João 13,34).
Senhor, nós nos decidimos hoje pelo perdão suplicando-Lhe que abençoe a nossa decisão.


Jesus, eu confio em Vós!



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Deus quer Seus filhos realizados!




Jesus é aquele que, em nossa vida, transforma a água em vinho.



Ele não mudou a água em vinho apenas uma vez: Jesus é Aquele que transforma, continuamente, as águas de sua vida em vinho.



Vinho que traz alegria, felicidade, que faz a festa.



Jesus tem todo o poder e quer ver Seus filhos realizados, contentes, felizes.



Muitas vezes você pode até pensar que a vontade de Deus é que você sofra, passe necessidades, seja miserável, viva doente, triste, em depressão.



Mas é justamente o contrário. Deus quer Seus filhos realizados.



Nossa vida cristã já tem sua porção de sofrimento, de dores.



Problemas e dificuldades são coisas inerentes à própria vida.



Mas, justamente com a força, com o entusiasmo que vem de Deus, você enfrenta tudo isso e continua sua caminhada alegre, entusiasmado, forte, realizado, como filho de Deus.



É assim que o Pai o quer. Ele não quer Seus filhos infelizes, doentes, tristes, frustados, rastejando pela vida.



Deus o abençoe!






Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib






sexta-feira, 7 de agosto de 2009


Morar junto antes de casar pode ser risco para o relacionamento

Renata VasconcelosCanção Nova Notícias



Casar pode ser mais barato do que se imagina!


Nem sempre a taxa para a cerimônia representa um valor fora da realidade da grande maioria dos brasileiros. Mas, mesmo assim, muita gente adia a cerimônia alegando falta de dinheiro.


E para quem pensa que só morar junto resolve o problema, pesquisas já apontam que esta decisão pode ser um risco para a duração do relacionamento.

O sonho de se casar está presente na maioria do imaginário feminino. Uma cerimônia com tudo o que se tem direito e um dia para nunca mais esquecer.


Os casamentos tem crescido no Brasil. Em 2007, foi registrado um aumento de quase 3% em relação à 2006.


Mas do sonho à realidade, a distância pode ser grande para muitos e, para encurtar o caminho, alguns fazem opção de morar juntos, mas estudos comprovam que esta decisão pode ser perigosa.


Morar junto pode aumentar o risco de divórcio. A conclusão é de um estudo realizado em uma universidade em Denver, nos Estados Unidos.


De acordo com a pesquisa, pessoas que foram morar juntas antes do casamento demonstraram insatisfação em seus relacionamentos. Mas o que fazer quando se quer casar e não se tem dinheiro?


Para o padre Joarez Castro, da Arquidiocese de São Paulo, casar não é caro, o que torna a cerimônia inviável financeiramente são outras coisas.


"O que encarece são as circunstâncias e as pompas que todo mundo coloca. São os músicos, a orquestra, a luz, o fotógrafo, o tapete, a ornamentação, tudo isso vira uma coisa tão grande que, a própria cerimônia do casamento fica perdida no meio de tanta coisa que acontece. São essas coisas que encarecem o casamento, são essas coisas que fazem o casamento se tornar uma indústria", explica.


Para Dora Porto, do Instituto Ser Família, países como a Inglaterra já avançaram em estudos sobre casais que moram juntos. O mais recente apontou que 65% das pessoas que decidiram morar juntas se separaram e os filhos de casais com esta união se mostraram mais propensos a ter problemas comportamentais.

O que fez o governo inglês considerar um problema de saúde pública.


Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sonho, fantasia e cristandade



Jovem sonhe, viva e realize.



Mas lembre-se de que você só será realmente livre se vivendo, agir segundo a vontade de Deus.



É ela - a vontade de Deus - que nos liberta das prisões das nossas paixões, modismos e opiniões alheias.



Pode parecer estranho, mas é assim mesmo: fazer a vontade d'Ele nos liberta, ao passo que fazer a nossa vontade ou a de outras pessoas, nos amarra a coisas que nos puxam para trás.



Ouçam o que disse o pe. Léo:


terça-feira, 21 de julho de 2009

Eis a gincana!!

















Domingo, dia 21 de junho teve lugar a já tradicionalíssima gincana da Crisma.

Foi uma manhã de muita diversão, gargalhadas e protestos - nos momentos das discordâncias - mas nada que provocasse birras ou acessos de choro.

Todos os alimentos,roupas e calçados doados foram entregues aos coordenadores dos Vicentinos - Sr. Luis, e da Pastoral da Criança - Alícia, no final dos trabalhos.
Eles pediram aos catequista que transmitissem à vocês jovens, seus agradecimentos pela generosa contribuição.


Mas vamos à diversão propriamente dita:




O povo chegou cedo trazendo as primeiras doações!



Aqui os grupos estão começando a se 'acharem' para começar a festa.








Pessoal da PJ fazendo a contagem dos pontos das doações. Thanks PJ!!











Disco mais antigo!
















Fazendo a medição do pão: o maior alcançou 5,79cm!

























Prova da Fantasia mais original.Teve cada uma!








Alguns exemplos da
criatividade dos nossos jovens!














E o troféu bola cheia vai para Milena! 26 embaixadinhas sem deixar cair! Uhhu!











A banda!



















Nosso juri e apresentador na 'hora do recreio'.










A preparação do lanche com os pães trazidos pelos jovens.













Mesa pronta!








O ataque!






E por fim: depois de todo mundo rir e se divertir

muito, os "pobres catequistas-garis" limpam o

salão paroquial. Parabéns à todos que trabalharam e que de alguma forma contribuíram

para o sucesso desse evento.



E parabéns ao grupo da Capela Santa Maria Goreti, grande vencedor da Gincana 2009!!