
Que pecados me impedem de Comungar sem Confessar?
A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, odio, etc. é algo que nos deixa incomodados...
Veja o que diz o Catecismo sobre isso:
(...)
§1857 – Para que um pecado seja mortal requerem-se três condições ao mesmo tempo: “É pecado mortal todo pecado que tem como objeto uma matéria grave, e que é cometido com plena consciência e deliberadamente” (RP 17).
(...)
§1858 – A matéria grave é precisada pelos Dez mandamentos segundo a resposta de Jesus ao jovem rico: “Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe” (Mc 10,19). A gravidade dos pecados é maior ou menor; um assassino é mais grave do que um roubo. A qualidade das pessoas lesadas entra também em consideração. A violência exercida contra os pais é em si mais grave do que contra um estrangeiro.
(...)
§1862 – Comete-se um pecado venial quando não se observa, em matéria leve, a medida prescrita pela lei moral, ou então quando se desobedece à lei moral em matéria grave, mas sem pleno conhecimento ou sem pleno consentimento.
Sempre que nos acharmos em pecado devemos procurar o sacerdote e fazer uma confissão completa.
Quem o faz, sai de lá com uma sensação de leveza e alegria incomparável.
O sacerdote tem o 'dever de ofício' de guardar segredo de confissão e o faz mesmo em casos, os mais graves. Não tenha medo ou vergonha, o padre não morde e nem dá bronca: ele orienta, explica e em nome do Senhor nos perdoa.
Vai lá... você vai ver o quanto é bom chegar ao pé de Jesus - na figura do padre - e reconhecendo nossos erros, pedir perdão.
Se nos confessássemos mais, os consultórios dos terapeutas viveriam às moscas.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário