
A oração define-se como a elevação da mente e do coração à Deus.
A oração tem 4 fins:
Adoração: reconhecer Deus como Infinita Majestade e agradecer-Lhe os inumeráveis favores e benefícios que nos concede diariamente, oferecendo-Lhe uma adoração digna d’Ele;
Agradecimento: da mesma forma que agradecemos nossos pais pelo que nos dão e fazem e não temos consciência da preocupação, previsões e planos, também devemos agradecer á Deus pelo que nos dá e ainda mais pelo que não sabemos e pelos dons que não conhecemos.
Reparação: pedir perdão pelas rebeliões e faltas que cometemos. Uma vez que pecamos, fazemos pior que o filho que levanta a mão contra sua mãe.
Petição: em último (muito em último) lugar, pedir as graças e favores que necessitamos para nós ou para outras pessoas. Deus já sabe o que precisamos ou pediremos antes mesmo de falarmos, cabe á nós reconhecer nossa dependência e saber que todo o bem vem Dele.
Por fim há 4 tipos de oração:
Oração Vocal: é a oração falada. Quando rezamos com palavras – mesmo em silêncio;
Oração em Grupo ou Comum: quando várias pessoas se unem para rezar (Mt.18,20); esta se divide em 2:
-->Orações Privadas : quando de um grupo não oficial;
-->Orações Públicas : quando feita oficialmente pela Igreja, como na Missa.
Oração Mental ou Meditação: é deixar que Deus nos fale, sem necessidade de recitarmos fórmulas ou palavras;
Oração de Contemplação : é como se ajoelhar diante do Sacrário e com a mente em quietude, sem palavras, nem esforços para ordenar pensamentos, sentir uma sensação de paz, alegria e fortaleza.
A nossa oração não deve depender do nosso estado de ânimo: não é um favor que fazemos a Deus.
Ele só nos concede o que de fato vai trazer benefícios para nossa alma, para nossa vida eterna; embora nem sempre reconheçamos isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário