quinta-feira, 7 de outubro de 2010


Para o relacionamento a palavra-chave é superação


Quando se começa um relacionamento, qualquer que seja ele: de esposos ou familiar, de pais e filhos, entre parentes e até entre amigos, acontece, a meu ver, um processo de entrelaçamento de vida, apresentando na prática em 4 fases distintas: o encantamento, o sofrimento, a decepção e a superação.


A primeira fase do relacionamento é o encantamento, porque é a fase inicial, quando se conhece a pessoa , os defeitos ficam totalmente obscurecidos pela paixão, é um encantamento. O mesmo acontece com todos os tipos de relacionamentos humanos. (...)


Com o passar do tempo, as pessoas, principalmente as que vivem juntas, começam a se ferir com os desencontros de opiniões, as discussões, os desencontros e brigas, palavras colocadas inadequadamente, egoísmos. É a fase do sofrimento. E é natural que isso aconteça porque a pessoa traz em si misérias e pecados (...) em meio às virtudes (...).


O relacionamento chega ao ápice da crise quando a pessoa amada se mostra totalmente o oposto do que havíamos sonhado [que ela fosse]. Isso porque nós temos a facilidade de idealizar as pessoas e construir “castelos de areia” (...). Na fase da decepção, quando tudo isso cai por terra resta um grande vazio no relacionamento e há a vontade de desistir de tudo(...). Todos nós já decepcionamos alguém e fomos decepcionados no processo de vida em comum.(...)


Vejo que a crise (e no casamento acontecem muitas) é também muito importante para o crescimento espiritual do casal. Porque só se cresce a partir de crises(...). A este crescimento eu chamo de superação, que é a fase madura do relacionamento.


A superação é a recuperação da fase do encantamento por meio de atitudes de acolhimento da fraqueza da outra pessoa. (...)


Superação é a “palavra-chave” do relacionamento, (...) é buscar o diálogo a cada momento, visando superar tudo isso e reavivar o amor, tendo como premissa o amor de Deus (...).




Diácono Paulo Lourenço



quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Saia da igreja
Leve para o mundo aquilo que tem aprendido


Por favor, saia da igreja. Vá ao estádio de futebol, à fazenda, ao escritório, ao hospital, ao teatro, ao parque, ao cinema...


Saia da igreja na segunda-feira à noite, após o grupo de oração. E vá ao shopping.


No trânsito, mostre, com palavras e gestos, que você não vai destruir o mundo por causa do engarrafamento. Sintonize uma rádio cristã e siga em frente.

Ao chegar às lojas, só compre o que, de fato, precisa. E, de quebra, escolha uma roupa para alguém que você sabe não ter condições de comprá-la. O beneficiado poderá até desconfiar que você anda saindo muito da igreja.



Na terça-feira, saia da igreja de novo. Após participar da Santa Missa, depois de um dia todo de trabalho, vá curtir um cineminha.

Na fila, à espera do ingresso para ver o filme, não economize seu bom humor e descontração. Depois da sessão, fale com seus amigos sobre os valores e mensagens que aprendeu. Afinal de contas, você saiu da igreja no fim da tarde.



Saia da igreja também na quarta-feira. Após momentos de silêncio diante do Santíssimo Sacramento, saia e passe em casa para pegar a esposa e os filhos. Vá ao estádio de futebol. Justamente porque você vive saindo da igreja, quase não sabe fazer nada sem a família. Inclusive, torcer pelo time do coração.


Saia da igreja o máximo de dias e vezes que conseguir. Especialmente no domingo pela manhã, após a Missa. Saia e corra para a praia. Vá com sua família ou amigos. Sorria bastante, conte muitas histórias engraçadas e, no final da tarde, combine de rezar o terço na casa de alguém da turma.


Uma pessoa de fora, que ouvir esse papo, logo vai pensar: "Esses aí devem ter saído da igreja".
Saia da igreja muitas vezes. Sempre.


Maurício RebouçasMaurício Rebouças


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

WebTVCN

Nossos desejos

Depois de dar um tempo em postagens por causa dos encontros sobre os Sacramentos - que serão concluídos breve - trago para vocês uma pregação do saudoso pe. Léo.

Presta atenção que é rápido e nos orienta sobremaneira.
Acessa o link aqui embaixo e ouve com atenção, ok??


WebTVCN

terça-feira, 24 de agosto de 2010


Unção dos Enfermos



(...) O Catecismo da Igreja ensina que: “O sacramento da Unção dos enfermos tem a finalidade de conferir uma graça especial ao cristão que está passando pelas dificuldades inerentes ao estado de enfermidade grave ou de velhice” (§1527).

E que “o tempo oportuno para receber a sagrada unção é certamente aquele em que o fiel começa a encontrar-se em perigo de morte devido à doença ou à velhice” (§1528).


“Cada vez que um cristão cair gravemente enfermo, pode receber a sagrada unção. Da mesma força, pode recebê-la novamente se a doença se agravar” (§1529). (...)


É também permitido que se receba a Unção dos Enfermos antes de uma cirurgia de alto risco, ou no caso de uma pessoa de idade avançada que vai ser operada, devido à idade avançada e fragilidade.


Não se deve deixar que um doente grave venha a falecer sem receber a Unção dos Enfermos; muitas vezes isto acontece porque a família se descuida de cuidar espiritualmente do enfermo ou porque fica com medo de assustá-lo; o sacerdote saberá preparar o doente psicologicamente para receber o Sacramento em paz.
Antigamente, o Sacramento da Unção dos Enfermos era chamado Sacramento da extrema-unção dos Enfermos, foi trocado o nome pois muitos vinham a caracterizá-lo como o "sacramento da morte", não sendo bem assim. Inúmeros são aqueles que já receberam o Sacramento da Unção dos Enfermos mais de duas vezes e estão vivos até hoje.



Prof. Felipe Aquino




segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Deus quer discípulos em todos os meios



O discípulo é aquele que está aprendendo com o seu mestre. Somos discípulos de Jesus.


Em todas as profissões, Deus quer discípulos: médicos, pedreiros, engenheiros, mecânicos, professores, alunos, patrões e operários, empresários, comerciantes, lavradores, fazendeiros, ou seja, em todos os meios e setores, Ele precisa de profetas.


Aceite do fundo do coração o seu chamado, diga para o Senhor que você não é digno, mas aceita; que você se abre para receber o Espírito Santo. Diga a Ele que você aceita, de todo o coração, ser um discípulo, um apóstolo no seu trabalho, em sua profissão, no meio em que você vive.


Você precisa assumir a escolha do Todo-poderoso, porque antes mesmo do seu nascimento Ele já o havia consagrado:“Antes de modelar-te no seio de tua mãe, antes de saíres do seu ventre, eu te conhecia; eu te consagrei” (Jr 1,5).


Deus não disse isso apenas a Jeremias.


Esse chamado diz respeito a cada um de nós.


Só pelo fato de Deus ter nos resgatado da vida velha e nos ter transformado de joio em trigo, Ele já está dando a certeza de que fomos chamados.




(Trecho do livro "Vocação: um desafio de amor" de monsenhor Jonas Abib)



Monsenhor Jonas Abib




sábado, 14 de agosto de 2010

O Sacramento da penitência e da reconciliação
O pecado arrasta ao pecado e a sua repetição gera o vício .

A reconciliação torna-se necessária porque se deu a ruptura do pecado, da qual derivaram todas as outras formas de ruptura no íntimo do homem e à sua volta.

A reconciliação, portanto, para ser total exige necessariamente a libertação do pecado, rejeitado nas suas raízes mais profundas.
Por isso, há uma estreita ligação interna, que une conversão e reconciliação: é impossível dissociar as duas realidades, ou falar de uma sem falar da outra.(...)


O pecado é uma ofensa a Deus, na desobediência ao seu amor. Fere a natureza do homem e atenta contra a solidariedade humana. O pecado arrasta ao pecado e a sua repetição gera o vício. (...)


Todo o fiel, obtida a idade da razão, é obrigado a confessar os seus pecados graves ao menos uma vez por ano e antes de receber a Sagrada Comunhão. Devem-se confessar todos os pecados ainda não confessados, dos quais nos recordamos depois dum diligente exame de consciência. A confissão dos pecados é o único modo ordinário para obter o perdão. (...)


Os efeitos do sacramento da Penitência são:


- a reconciliação com Deus e portanto o perdão dos pecados;
- a reconciliação com a Igreja; a recuperação, se perdida, do estado de graça;
- a remissão da pena eterna merecida por causa dos pecados mortais e, ao menos em parte, das penas temporais que são consequência do pecado;
- a paz e a serenidade da consciência, e a consolação do espírito;
- o acréscimo das forças espirituais para o combate cristão.






quinta-feira, 5 de agosto de 2010


Batismo - o primeiro Sacramento



Batismo é um renascer para a vida nova de filhos de Deus, que acontece mesmo que a criança não tome conhecimento do fato. Este renascer da criança a faz herdeira de Deus. A partir do Batismo a graça trabalha em seu coração (cf. 1 Jo 3,9), como um princípio sobrenatural. Elas não podem professar a fé, mas são batizadas na fé da Igreja a pedido dos pais. (...)


Nenhum pai espera o filho chegar à idade adulta para lhe perguntar se ele quer ser educado, ir para a escola, tomar as vacinas, etc. Da mesma forma deve proceder com os valores espirituais. Se amanhã, esta criança vier a rejeitar o seu Batismo, na idade adulta, o mal lhe será menor, da mesma forma que se na idade adulta renegasse os estudos ou as vacinas que os pais lhe propiciaram na infância. A Bíblia dá indícios de que a Igreja sempre batizou crianças. Na casa do centurião Cornélio (“com toda a sua casa”; At 10,1s.24.44.47s); a negociante Lídia de Filipos (At 16,14s); o carcereiro de Filipos (16, 31-33), Crispo de Corinto (At 18,8); a família de Estéfanas (1Cor 1, 16). (...)




segunda-feira, 19 de julho de 2010






E eis que a gincana foi D+ !!!


A gincana da Pastoral da Crisma 2010 foi o máximo!!



Em virtude da reforma do salão paroquial, o evento foi realizado na quadra paroquial, local que muitos dos crismandos ainda não conheciam.



O tempo ajudou e a festa foi linda! O pessoal foi chegando e se acomodando com uma alegria que dava gosto de ver.



Tivemos várias provas, entre elas:







O carrinho de mão onde as quedas e as gargalhadas foram inevitáveis:










A dança das cadeiras gerou alguma polêmica; como sempre,né?














A prova da maior quantidade de roupas vestidas em 1 min

bateu recorde: 12 peças!!













O maior pão media incríveis: 7,10m!!







E os catequista se esmeraram em preparar os lanches com ele e com os demais pães para que todos pudessem ter um lanche saudável e alegre:






E o povo não decepcionou !!




As provas continuaram depois da parada estratégica para o lanche, sob os olhares atentos do nosso corpo de jurados, que diga-se de passagem: arrancou suspiros de vários pontos da quadra.





A banda colocou todo mundo para 'pular feito pipoca'!










No quesito originalidade do casal fantasiado, a variedade foi impressionante:







Mistura diferente de Palhaços,


o Caipira com a Cocota dos anos 60.









Aqui temos a Chapeuzinho Vermelho com o Chaves e o Aladim com sua

Espanhola.

Ô povo criativo !!!






A PJ esteve o tempo todo auxiliando, fazendo a contagem das muitas doações que vocês trouxeram:



Esse povo trabalhou !!!







E sabem quem foi limpar tudo depois que vocês tinham ido embora?











As catequistas!!!










Depois de toda a brincadeira e alegria; e ainda depois da premiação ficam nossos agradecimentos à vocês jovens,que trabalharam para brincar juntos sem perder de vista o foco da gincana:
conhecerem-se, formarem uma amizade como somente jovens cristãos são capazes e ainda por cima ajudar àqueles que precisam.


A Pastoral precisará de monitores ano que vem também....



Até o próximo ano! E parabéns à equipe vencedora da Paróquia Candelária !!!!


























































domingo, 4 de julho de 2010



Bíblia, livro dos livros








Quem vê uma Bíblia aberta em uma casa já imagina o quanto ela é apreciada por ali. Só que nem sempre isso acontece: muitas vezes ela não passa de objeto decorativo.




Isso é uma pena, uma vez que esse grande conjunto de livros (73) no total, porque a Bíblia contém todas as fórmulas e segredos de viver a vontade de Deus, sem forçar nossa liberdade e de quebra ter uma vida de alegria e harmonia com a natureza e as pessoas que nos cercam.




Tá de bom tamanho, não?




E você não precisa ler todos os livros que A compõem: leia o Novo Testamento, ou somente os Evangelhos que são pequenininhos e sua vida vai mudar. Para melhor.




Quer testar?? Vai nessa !! Você pode vir a ter
uma agradável surpresa...........

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mandamentos:

precisava mandar??








Tem gente que reclama dos 10 Mandamentos:







  • que são complicados;

  • que é muita coisa para decorar,

  • que estão 'fora da nova ordem mundial' (?);



Gente, para começar, eles nada mais são do que uma expressão escrita do nosso próprio código de consciência. Todos já nascemos com ele, mas Deus achou melhor escrever uma vez que o ser humano é bastante visual.




Outra coisa, não é preciso decorar: basta vivê-lo!




E ainda: esse papo de estar fora de moda -ou fora da nova ordem mundial- é coisa de quem quer fazer o que der na telha, sem se preocupar com o sentimento do outro.




Se todos tratássemos os outros com a gentileza com que gostaríamos de ser tratados, será que seria preciso termos MANDAMENTOS??

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dons do Espírito Santo



Foram lindas as apresentações de vocês, crismandos, sobre os dons do Espírito Santo.


Trabalharam com amor e passaram uma mensagem clara e direta.


Eis algumas fotos do trabalho de vocês:











Grupo I da Candelária - Dom da Sabedoria









Grupo da São Benedito - Dom do Entendimento













Grupo do Colégio Candelária - Dom do Conselho












Grupo da São Francisco - Dom da Ciência








Grupo da Sagrada Família - Dom da Fortaleza










Grupo da Santa Luzia - Dom da Piedade
(Que levou um vídeo pronto!)








GrupoII da Candelária












E em meio aos trabalhos, a hora do lanche
que ninguém é de
ferro, né?


































































































































































































































































































































































































































































































































































segunda-feira, 10 de maio de 2010


Reaviva o dom de Deus


Somos chamados a reavivar os dons do Espírito Santo.
Somos templos de Deus.

Como a água que todos os dias precisamos tomar, assim também é o Espírito Santo; todos os dias precisamos desse Espírito.

Assim como ninguém pode viver sem água, a pessoa morre; igualmente sem o Espírito Santo: a falta de água mata e a falta do Espírito Santo mata também.

No Espírito Santo encontramos o sentido para a nossa vida. O que a cabe a nós é pedir, clamar, pois quem bater, quem pedir, achará.

Como na Boda de Cana, a Mãe pediu ao Seu filho, Jesus, para transformar a água em vinho.

Os servos daquela festa foram muito obedientes, pois mesmo sem entender eles obedeceram.

Nós devemos ser como os serventes, precisamos obedecer.

Jesus faz o milagre, mas quem encheu as talhas?...
Cabe a nós querer e contar com o poder de Deus.O querer é nosso mas, o poder, é de Deus.
Se nós pedimos o Senhor nos dará o Seu Espírito.

Deus está disposto a derramar as Suas Graças.

Precisamos ‘beber’ várias vezes a água do Espírito Santo para que não vivamos na prostração, no pecado, na tristeza.

Precisamos reavivar a chama do Dom de Deus.

Deus sopra onde quer e com e quando Ele quer.



quinta-feira, 6 de maio de 2010


Dons do Espírito Santo



Você já ouviu falar neles com certeza.


Mas sabe o que são os dons do Espírito Santo?


São presentes que o Senhor nos dá para utilizarmos em forma de serviço: quanto mais os oferecemos aos outros, mais eles crescem em nós.


São sete:


sabedoria = Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida.


inteligência = Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação.


conselho = É o dom de orientar e ajudar a quem precisa.


ciência = A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza.


fortaleza = É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida.


piedade = É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus.


Temor de Deus = Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo".

(...)



A matéria completa vc encontra nesse site:


segunda-feira, 26 de abril de 2010


O Por que de certos gestos...





+ SENTADO: É uma posição cômoda, uma atitude de ficar à vontade para ouvir e meditar, sem pressa.


+ DE PÉ: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer.


+ DE JOELHOS: Posição de adoração a Deus, diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e vinho.


+ GENUFLEXÃO (ajoelhar-se): É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existir o Sacrário com Jesus. (A lâmpada acesa é sinal da presença de Jesus).


+ INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração. Quando nos inclinamos numa reverência diante da mesa do altar, não é para a mesa que nos inclinamos(!): é para o mistério da TRANSUBSTANCIAÇÃO que acontece ali.


+ MÃOS LEVANTADAS: É atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus.


+ MÃOS JUNTAS: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida.


+ SILÊNCIO: O silêncio ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.



quinta-feira, 22 de abril de 2010




Santa Missa



A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração de que dispõe o católico.
Nos dias de hoje, muitos católicos, ainda não sabem o verdadeiro significado e o valor de uma Santa Missa.

Alguns vão à Santa Missa apenas por um sentido de obrigação ou convenção social, talvez imposta pelos pais, na infância.

Depois, grande parte deles acaba por abandonar a Igreja por achar uma coisa repetitiva, desconhecendo o verdadeiro conteúdo de uma Celebração da Eucaristia.

Evangelizar também é ensinar o verdadeiro sentido dos sacramentos da Igreja. Portanto, aprende a mostrar o sentido da Santa Missa aos teus parentes, familiares, amigos e vizinhos. (...)

Fala de Deus com todos! Não tenhas medo nem vergonha!

Entende que Deus realmente está presente na missa e fala diretamente conosco.

É preciso tornar-se criança no sentido de inocência e humildade para participar bem e aproveitar todas as bênçãos que provém dos céus durante a missa.

Ao entrar na igreja deixa de lado os teus problemas e preocupação com o mundo e entrega-te totalmente nas mãos de Nosso Senhor.

Participar na Missa todos os domingos é dever de todos os cristãos.
.A Missa é um ritual solene, sim, mas não deve ser um ritual triste.

Por certo Deus fica feliz com a nossa participação. Da nossa parte, podemos e devemos demonstrar que também estamos felizes por mais uma oportunidade de render graças e de glorificar o Senhor!






terça-feira, 20 de abril de 2010


A dignidade humana



O Papa João Paulo II nos orienta ao verdadeiro sentido por que fomos criados por Deus:


O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus.


Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com ele, começa com a existência humana.


Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador.


(trecho retirado do livro "Traficando Almas" - pág 24

autores: Wilson A. Siqueira e Pe. Benedito F. de Oliveira

FACTASH e EDITORA)


Você compreende, jovem, o grande e inabalável amor com que Deus o ama??




quinta-feira, 8 de abril de 2010


DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS




Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.

Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.


A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.


Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:


- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!


Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:


- Eu sei como ele conseguiu.


Todos perguntaram:


- Pode nos dizer como?


- É simples - respondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.



"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados,CAPACITA OS ESCOLHIDOS.


Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança


Mt 22:14- Porque muitos são chamados. MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS.


Confie... As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer!


Momentos felizes, louve a Deus.

Momentos difíceis, busque a Deus.

Momentos silenciosos, adore a Deus.

Momentos dolorosos, confie em Deus.

Cada momento, agradeça a Deus.



(autoria desconhecida)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Semana Santa





Na Semana Santa, a Igreja Católica celebra os mistérios da salvação, levados a cumprimento por Jesus Cristo nos últimos dias de Sua vida, a começar pelo Seu ingresso messiânico em Jerusalém. (...)

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que une num todo o triunfo real de Cristo e o anúncio de Sua Paixão.(...)

Durante a Semana Santa, a Igreja Católica celebra todos os anos os grandes mistérios da redenção humana. O Tríduo Pascal tem início na Quinta-feira Santa com a Missa do Lava-pés, expressão máxima da frase de Jesus – “Eu vim para servir, não para ser servido”. Nessa celebração, Cristo deixa o exemplo do amor ao próximo. (...)

Na Sexta-feira Santa recorda-se o dia em que Cristo se entrega como vítima pela humanidade. (...)
Na noite do Sábado, segundo uma antiquíssima tradição da Igreja Católica, celebra-se a chamada “Vigília Pascal”. Esta noite santa, em que Jesus ressuscitou, deve ser considerada como “mãe de todas as santas vigílias”. (...)
O Domingo de Páscoa, para os católicos, marca o início de um novo ciclo ou como é chamado “O Tempo Pascal”, que se estende por cinquenta dias, até a chamada Festa de Pentecostes (descida do Espírito Santo). Esses dias são vividos com a mesma intensidade e júbilo como se fossem um só e mesmo dia, o “Dia da Ressurreição”.

Padre Donizete Heleno
Responsável pela Liturgia da Canção Nova

sábado, 27 de março de 2010

Espiritualidade do Domingo de Ramos

Esse vídeo traz um breve resumo do Domingo de Ramos e de como nós - cristãos - devemos viver essa espiritualidade tão particular.

São pouco mais de 4 minutos que nos esclarecem séculos...

Bom Domingos de Ramos. Nos vemos na missa das 8:00 na praça Domingos de Moraes. Até lá.


quarta-feira, 17 de março de 2010

Semana Santa















Na 5ª feira santa, celebramos a última ceia de Jesus.



Foi um jantar de despedida entre Ele e seus amigos - os discípulos .


Jesus estava celebrando a Páscoa judaica, o PESSACH.


Era a celebração da libertação dos judeus da escravidão do Egito para a liberdade de povo soberano. E como judeu, Jesus celebrou com seus amigos.



Mas Ele sabia que seria traído e morto. Sabia e não fugiu. Por quê?


Por amor !! Exato! Amor por mim, por você, por todos quanto nasceram ou nascerão.



Quando foi rezar - depois da ceia - levando seus amigos consigo, acabou ficando só, porque todo mundo dormiu no meio do jardim onde estava....



Depois foi preso, torturado, carregou a cruz e por fim, foi crucificado.



Mas eis que Ele muda todo o sentido da Páscoa: de libertação da escravidão ela passa a ser a celebração da RESSURREIÇÃO do Filho de Deus !!



Páscoa povo, não existe para que as fábricas de chocolate aumentem seus lucros ou para que os adolescente sofram com o aumento das espinhas....



Páscoa é o motivo, a razão da nossa fé: Deus morreu e ressuscitou por amor de nós !!



Você está preparado para entender e dar graças

por todo esse amor??

























terça-feira, 16 de março de 2010


RAMOS


A Semana Santa começa no domingo chamado de Ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. (...)


Ele entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo!



O Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: "Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas". (...)


A entrada "solene" de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que o homenageou motivada por seus milagres, agora lhe vira as costas e muitos pedem a sua morte. (...)


Quantas lições nos deixam esse domingo de Ramos! (...)


O domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja, e consequentemente a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei sagrada de Deus que hoje é calcada aos pés até mesmo por muitos cristãos que preferem viver um cristianismo "light", adaptado aos seus gostos e interesses e segundo as suas conveniências. (...)




Prof. Felipe Aquino

terça-feira, 9 de março de 2010


Campanha da Fraternidade


Sabia que somente na América Latina há a Campanha da Fraternidade?

Foi um iniciativa dos Bispos para que nós cristãos latino-americanos usássemos o tempo da Quaresma para meditar questões importantes.


Teve seu início com as mudanças propostas no Concílio Vaticano II - uma reunião do Papa com os Cardeais e Bispos- em 1962.


(http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_Vaticano_II)


Embora seus temas e reuniões para meditação tenham tido início em 1968:



O tema desse ano fala a respeito da utilização do dinheiro em nossas vidas.


Confronta nossa necessidade de utilização do dinheiro na vida diária, com o "endeusamento" que fazemos dele.


A pergunta essencial seria: 'quem é mesmo o dono de quem?' - como já cantava Frejat.


A quem servirei? Á Deus que liberta ou ao dinheiro que me escraviza pela falsa necessidade de ter para poder aparentar??

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Cristãos melhoram o mundo, melhorando a si próprios, diz Papa



"Cristo veio ao mundo para nos libertar do pecado e do fascínio ambíguo de projetar a nossa vida sem Deus. Ele o fez lutando em primeira pessoa contra o Maligno, até a Cruz.


Este exemplo vale também para nós: podemos melhorar o mundo começando por nós mesmos, mudando com a graça de Deus, aquilo que está errado em nossa vida". (...)


"Mas o que significa entrar no caminho quaresmal?" (...)


A Quaresma é como um longo retiro, durante o qual se tem de voltar para si mesmo e ouvir a voz de Deus, a fim de vencer a tentação do Maligno.


Um tempo de exercício espiritual que deve ser vivido junto com Jesus, não com orgulho e presunção, mas usando as armas da fé, ou seja, a oração, a escuta da Palavra de Deus e a penitência.


Deste modo poderemos celebrar a Páscoa na verdade, prontos para renovar as promessas de nosso Batismo"(...).







quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010




Carnaval




O carnaval é uma festa popular das mais animadas que existem; e de quebra a que chama mais turistas ao nosso país.




Só que o carnaval era muito diferente quando 'foi criado'.




Para começar era uma festa que teve início na Idade Média com uma comelança de carne. O nome Carnaval quer dizer exatamente isso: "Adeus à Carne" ou "Carne Vale" ; comia-se carne o dia todo, preparada de várias maneiras porque na Quaresma comia-se outros tipos de alimentos.




E isso acontecia na terça feira, dia que antecede o início da Quaresma (quarta-feira de cinzas), onde há um período de penitência em preparação da Páscoa.




Depois, essa festa foi sendo mudada e em meados do séc. XVII chegou ao Brasil sob a influência Européia, a idéia de desfiles com máscaras e fantasias.




Daí para frente, a coisa foi sendo adaptada ao jeito brasileiro.




Hoje inicia-se a Quaresma. Tempo de preparação para a Páscoa de Jesus. Não se come carne no dia de hoje e nem na Sexta-feira Santa.




Motivo: hoje, porque nos lembramos dos 40 dias em que Jesus ficou no deserto se preparando para sua vida pública (daí o nome QUARESMA); e na Sexta-feira Santa, porque foi o dia em que Jesus nos deu Sua própria carne como alimento de Salvação.




Você já deve ter se divertido esses dias todos do feirado de Carnaval.




Agora vai se preparar para receber o presente do Senhor

ou vai ficar em casa retirando confete do cabelo?